Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CamilaTorresdeBrito.pdf439,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aposentadoria especial de servidor público : uma análise crítica da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em sede de mandado de injunção
Autor(es): Brito, Camila Torres de
Orientador(es): Zuba, Thaís Maria Riedel de Resende
Assunto: Aposentadoria
Previdência social - legislação
Servidores públicos
Serviço público - pensionistas
Jurisprudência
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Nov-2014
Referência: ZUBA, Thaís Maria Riedel de Resende. Aposentadoria especial de servidor público: uma análise crítica da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em sede de mandado de injunção. 2014. 73 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetiva fazer uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em sede de mandado de injunção, no que tange a omissão legislativa do art. 40, § 4º, da CRFB, referente a aposentadoria especial de servidor público. Tendo em vista que a jurisprudência, atualmente, orienta-se no sentido de aplicar analogicamente as regras do Regime Geral de Previdência Social aos servidores públicos, serão abordadas, de início, as características relevantes desse regime. Por conseguinte, será pormenorizada a aposentadoria especial no regime geral, suas regras gerais e conceitos importantes, que servirão de base para a compreensão do benefício no regime próprio de previdência. Diante da omissão legislativa sobre o assunto, será analisada a aposentadoria especial do servidor público conforme a jurisprudência do Tribunal Supremo. As decisões se diferenciam conforme as hipóteses de aposentadoria especial, quais sejam, a aposentadoria especial de servidor portador de deficiência, de servidor que exerce atividade de risco e daqueles sujeitos às condições especiais de trabalho que prejudiquem a saúde e integridade física. No entanto, a jurisprudência do STF é controvertida quanto a possibilidade de conversão de tempo especial em comum, cujos os argumentos serão analisados ao fim do presente trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons