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Título: A literatura infantil e o imaginário : recurso pedagógico na atuação docente
Autor(es): Fernandes, Dryelle Alves
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Crianças - livros e leitura
Imaginário
Prática de ensino
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 30-Set-2013
Referência: FERNANDES, Dryelle Alves. A literatura infantil e o imaginário: recurso pedagógico na atuação docente. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Durante todo o processo de desenvolvimento da observação, a pesquisadora buscou o diálogo entre a teoria e a prática refletindo sobre as implicações do literário infantil como instrumento pedagógico na escola e também na formação da criança que nela está inserida. Entendendo a literatura infantil como importante instrumento sociocultural e instrumento fundamental na alfabetização e letramento da criança, o trabalho traz reflexões sobre a utilização do literário infantil em sala de aula como recurso a proporcionar a imaginação e uma leitura complexa do real. Para obter as informações empíricas da pesquisa foram realizadas observações qualitativas para examinarmos de que forma as professoras tem trabalhado o literário infantil de 1º e 2º anodo Ensino Fundamental. Após a contextualização do espaço escolar e o conhecimento dos sujeitos envolvidos no processo educacional faz-se uma reflexão das práticas escolares verificadas. As percepções na sala de aula durante o tempo em que foram observadas as turmas de 1° ano e 2º ano ajudaram a construir e reconstruir conceitos e discussões acerca da temática proposta para este trabalho. Os resultados mostraram que a literatura infantil foi pouco inserida como recurso pedagógico frequente da linguagem escrita e falada nas turmas pesquisadas. Concluímos, assim, que as histórias infantis não estão inseridas em grande parte no processo de desenvolvimento da alfabetização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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