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https://bdm.unb.br/handle/10483/6172
Título: | A literatura infantil e o imaginário : recurso pedagógico na atuação docente |
Autor(es): | Fernandes, Dryelle Alves |
Orientador(es): | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto: | Educação de crianças Literatura infanto-juvenil Crianças - livros e leitura Imaginário Prática de ensino |
Data de apresentação: | 19-Jul-2013 |
Data de publicação: | 30-Set-2013 |
Referência: | FERNANDES, Dryelle Alves. A literatura infantil e o imaginário: recurso pedagógico na atuação docente. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Durante todo o processo de desenvolvimento da observação, a pesquisadora buscou o diálogo entre a teoria e a prática refletindo sobre as implicações do literário infantil como instrumento pedagógico na escola e também na formação da criança que nela está inserida. Entendendo a literatura infantil como importante instrumento sociocultural e instrumento fundamental na alfabetização e letramento da criança, o trabalho traz reflexões sobre a utilização do literário infantil em sala de aula como recurso a proporcionar a imaginação e uma leitura complexa do real. Para obter as informações empíricas da pesquisa foram realizadas observações qualitativas para examinarmos de que forma as professoras tem trabalhado o literário infantil de 1º e 2º anodo Ensino Fundamental. Após a contextualização do espaço escolar e o conhecimento dos sujeitos envolvidos no processo educacional faz-se uma reflexão das práticas escolares verificadas. As percepções na sala de aula durante o tempo em que foram observadas as turmas de 1° ano e 2º ano ajudaram a construir e reconstruir conceitos e discussões acerca da temática proposta para este trabalho. Os resultados mostraram que a literatura infantil foi pouco inserida como recurso pedagógico frequente da linguagem escrita e falada nas turmas pesquisadas. Concluímos, assim, que as histórias infantis não estão inseridas em grande parte no processo de desenvolvimento da alfabetização. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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