Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Dryelle Alves | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Dryelle Alves. A literatura infantil e o imaginário: recurso pedagógico na atuação docente. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. | en |
dc.description.abstract | Durante todo o processo de desenvolvimento da observação, a pesquisadora buscou o diálogo entre a teoria e a prática refletindo sobre as implicações do literário infantil como instrumento pedagógico na escola e também na formação da criança que nela está inserida. Entendendo a literatura infantil como importante instrumento sociocultural e instrumento fundamental na alfabetização e letramento da criança, o trabalho traz reflexões sobre a utilização do literário infantil em sala de aula como recurso a proporcionar a imaginação e uma leitura complexa do real. Para obter as informações empíricas da pesquisa foram realizadas observações qualitativas para examinarmos de que forma as professoras tem trabalhado o literário infantil de 1º e 2º anodo Ensino Fundamental. Após a contextualização do espaço escolar e o conhecimento dos sujeitos envolvidos no processo educacional faz-se uma reflexão das práticas escolares verificadas. As percepções na sala de aula durante o tempo em que foram observadas as turmas de 1° ano e 2º ano ajudaram a construir e reconstruir conceitos e discussões acerca da temática proposta para este trabalho. Os resultados mostraram que a literatura infantil foi pouco inserida como recurso pedagógico frequente da linguagem escrita e falada nas turmas pesquisadas. Concluímos, assim, que as histórias infantis não estão inseridas em grande parte no processo de desenvolvimento da alfabetização. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | en |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | en |
dc.subject.keyword | Imaginário | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.title | A literatura infantil e o imaginário : recurso pedagógico na atuação docente | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-30T12:44:41Z | - |
dc.date.available | 2013-09-30T12:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-30T12:44:41Z | - |
dc.date.submitted | 2013-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6172 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|