Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DryelleAlvesFernandes.pdf656,53 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorFernandes, Dryelle Alves-
dc.identifier.citationFERNANDES, Dryelle Alves. A literatura infantil e o imaginário: recurso pedagógico na atuação docente. 2013. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractDurante todo o processo de desenvolvimento da observação, a pesquisadora buscou o diálogo entre a teoria e a prática refletindo sobre as implicações do literário infantil como instrumento pedagógico na escola e também na formação da criança que nela está inserida. Entendendo a literatura infantil como importante instrumento sociocultural e instrumento fundamental na alfabetização e letramento da criança, o trabalho traz reflexões sobre a utilização do literário infantil em sala de aula como recurso a proporcionar a imaginação e uma leitura complexa do real. Para obter as informações empíricas da pesquisa foram realizadas observações qualitativas para examinarmos de que forma as professoras tem trabalhado o literário infantil de 1º e 2º anodo Ensino Fundamental. Após a contextualização do espaço escolar e o conhecimento dos sujeitos envolvidos no processo educacional faz-se uma reflexão das práticas escolares verificadas. As percepções na sala de aula durante o tempo em que foram observadas as turmas de 1° ano e 2º ano ajudaram a construir e reconstruir conceitos e discussões acerca da temática proposta para este trabalho. Os resultados mostraram que a literatura infantil foi pouco inserida como recurso pedagógico frequente da linguagem escrita e falada nas turmas pesquisadas. Concluímos, assim, que as histórias infantis não estão inseridas em grande parte no processo de desenvolvimento da alfabetização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordLiteratura infanto-juvenilen
dc.subject.keywordCrianças - livros e leituraen
dc.subject.keywordImaginárioen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.titleA literatura infantil e o imaginário : recurso pedagógico na atuação docenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-09-30T12:44:41Z-
dc.date.available2013-09-30T12:44:41Z-
dc.date.issued2013-09-30T12:44:41Z-
dc.date.submitted2013-07-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6172-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons