Título: | A educação precoce como política pública para primeiríssima infância no Distrito Federal : uma análise na perspectiva dos gestores |
Autor(es): | Ramos, Natalia Silva |
Orientador(es): | Pinto, Viviane Fernandes Faria |
Assunto: | Educação precoce Políticas públicas educacionais Gestão escolar - Distrito Federal Primeira infância |
Data de apresentação: | 22-Mar-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | RAMOS, Natalia Silva. A educação precoce como política pública para primeiríssima infância no Distrito Federal: uma análise na perspectiva dos gestores. 2024. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Educação Precoce (EP) no Distrito Federal (DF), ofertada pela Secretaria de Estado de
Educação (SEEDF), integra as políticas públicas educacionais para a garantia de inclusão
das crianças de zero a três anos e 11 meses que apresentam atrasos no desenvolvimento,
prematuridade, que possuem diagnóstico de deficiências ou com potencial de precocidade
para altas habilidades/superdotação. Com vistas a oferecer a inclusão de todos, 11 Centros
de Ensino Especial, seis Centros de Educação Infantil, dois CAIC´s e um CEF recebem
crianças atendidas pela EP em todo DF. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar
aspectos da implementação e do funcionamento da EP na perspectiva de gestores, os quais
são vistos também como implementadores de políticas públicas nas instituições de ensino
que ofertam o EP no Distrito Federal. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa
inserem-se na abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da análise dos dados obtidos
por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com uma gestora da EP em nível
central e duas gestoras de instituições que ofertam o serviço e por meio da análise
documental, realizada em legislações e documentos normativos que regem a Educação
Precoce. Os dados sugerem que embora a EP no DF seja uma referência nacional, muitos
são os desafios a serem enfrentados, entre os quais destacam-se demanda reprimida, falta
de recursos financeiros, falta de acessibilidade, locais inadequados e falta de
regulamentação. Além disso, o EP, apesar de seu propósito nobre de garantir direitos
educacionais às crianças, muitas vezes reflete e até perpetua desigualdades existentes. |
Abstract: | Early Education (EP) in the Federal District (DF), offered by the State Department of
Education (SEEDF), is part of the public educational policies to guarantee the inclusion
of children between the ages of zero and three years and 11 months who have
developmental delays, prematurity, a diagnosis of disability or early potential for high
abilities. With a view to offering inclusion to all, 11 Special Education Centers, six Early
Childhood Education Centers, two CAICs and one CEF receive children served by PE
throughout the Federal District. Thus, the aim of this study is to analyze aspects of the
implementation and functioning of Special Education from the perspective of managers,
who are also seen as implementers of public policies in educational institutions that offer
Special Education in the Federal District. The methodological procedures of this research
are part of a qualitative approach, developed by analyzing the data obtained through semistructured interviews, carried out with a PE manager at central level and two managers of
institutions that offer the service, and through document analysis, carried out on
legislation and normative documents that govern Early Education. The data suggests that
although early childhood education in the Federal District is a national benchmark, there
are many challenges to be faced, including pent-up demand, lack of financial resources,
lack of accessibility, inadequate premises and lack of regulation. In addition, despite its
noble purpose of guaranteeing educational rights to children, early childhood education
often reflects and even perpetuates existing inequalities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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