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dc.contributor.advisorPinto, Viviane Fernandes Faria-
dc.contributor.authorRamos, Natalia Silva-
dc.identifier.citationRAMOS, Natalia Silva. A educação precoce como política pública para primeiríssima infância no Distrito Federal: uma análise na perspectiva dos gestores. 2024. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Precoce (EP) no Distrito Federal (DF), ofertada pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), integra as políticas públicas educacionais para a garantia de inclusão das crianças de zero a três anos e 11 meses que apresentam atrasos no desenvolvimento, prematuridade, que possuem diagnóstico de deficiências ou com potencial de precocidade para altas habilidades/superdotação. Com vistas a oferecer a inclusão de todos, 11 Centros de Ensino Especial, seis Centros de Educação Infantil, dois CAIC´s e um CEF recebem crianças atendidas pela EP em todo DF. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar aspectos da implementação e do funcionamento da EP na perspectiva de gestores, os quais são vistos também como implementadores de políticas públicas nas instituições de ensino que ofertam o EP no Distrito Federal. Os procedimentos metodológicos dessa pesquisa inserem-se na abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da análise dos dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com uma gestora da EP em nível central e duas gestoras de instituições que ofertam o serviço e por meio da análise documental, realizada em legislações e documentos normativos que regem a Educação Precoce. Os dados sugerem que embora a EP no DF seja uma referência nacional, muitos são os desafios a serem enfrentados, entre os quais destacam-se demanda reprimida, falta de recursos financeiros, falta de acessibilidade, locais inadequados e falta de regulamentação. Além disso, o EP, apesar de seu propósito nobre de garantir direitos educacionais às crianças, muitas vezes reflete e até perpetua desigualdades existentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação precocept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordPrimeira infânciapt_BR
dc.titleA educação precoce como política pública para primeiríssima infância no Distrito Federal : uma análise na perspectiva dos gestorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T12:24:22Z-
dc.date.available2024-11-12T12:24:22Z-
dc.date.submitted2024-03-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40483-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Early Education (EP) in the Federal District (DF), offered by the State Department of Education (SEEDF), is part of the public educational policies to guarantee the inclusion of children between the ages of zero and three years and 11 months who have developmental delays, prematurity, a diagnosis of disability or early potential for high abilities. With a view to offering inclusion to all, 11 Special Education Centers, six Early Childhood Education Centers, two CAICs and one CEF receive children served by PE throughout the Federal District. Thus, the aim of this study is to analyze aspects of the implementation and functioning of Special Education from the perspective of managers, who are also seen as implementers of public policies in educational institutions that offer Special Education in the Federal District. The methodological procedures of this research are part of a qualitative approach, developed by analyzing the data obtained through semistructured interviews, carried out with a PE manager at central level and two managers of institutions that offer the service, and through document analysis, carried out on legislation and normative documents that govern Early Education. The data suggests that although early childhood education in the Federal District is a national benchmark, there are many challenges to be faced, including pent-up demand, lack of financial resources, lack of accessibility, inadequate premises and lack of regulation. In addition, despite its noble purpose of guaranteeing educational rights to children, early childhood education often reflects and even perpetuates existing inequalities.pt_BR
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