Título: | A caixa matemática na construção do número por crianças do 1º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Amancio, Luiza Galvão |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Ensino fundamental - jogos educativos Matemática (Ensino fundamental) Recursos didáticos |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Referência: | AMANCIO, Luiza Galvão. A caixa matemática na construção do número por crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral conhecer a funcionalidade e aplicabilidade da caixa
matemática, enquanto recurso pedagógico, para apresentar possibilidades no processo de ensino
e aprendizagem da construção do número no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos
específicos foram: descrever os elementos que compõem uma caixa matemática, para refletir
sobre as possibilidades desse recurso na construção do número por crianças; e construir uma
cartilha para apresentar maneiras de trabalhar com a caixa matemática na construção do número
por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram gerados a partir
da análise da potencialidade dos elementos da caixa matemática enquanto recurso pedagógico,
a partir de uma experiência no estágio supervisionado. A análise destes elementos da caixa
matemática alinhada a uma discussão teórica sobre a construção conceitual do número por
crianças, possibilitou a construção de uma cartilha com 5 propostas de atividades a serem
utilizadas ou adaptadas por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os principais
autores que fundamentam a pesquisa foram: Kamii (1990; 1992); Graça Cebola (2002) e Piaget
(2001). Os resultados demostraram que a caixa matemática pode ser um recurso pedagógico
rico em possibilidades no processo de ensino e aprendizagem do número por crianças. Com as
atividades e jogos propostos na cartilha (tabuleiro dos numerais, sorteio das tampinhas, bingo
da identificação, 10 sacizinhos e adição misteriosa ), é possível que a criança compreenda a
quantidade absoluta que está sendo expressa nas atividades e a ordem e onde está incluído o
número; descubra como formar os números e organizá-los nas suas devidas ordens e o valor
posicional dos algarismos, isto é, compor e decompor; compreender que os valores numéricos
fazem parte das grandezas; conseguir realizar cálculos metal e pequenas operações. As
propostas de atividades e jogos da cartilha foram elaboras considerando o que propõe a Base
Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal. |
Abstract: | The general objective of this study is to understand the functionality and applicability
of the math box as a pedagogical resource, in order to present possibilities in the teaching and
learning process of number construction in the 1st year of Elementary School. The specific
objectives were: to describe the elements that make up a math box, in order to reflect on the
possibilities of this resource in the construction of numbers by children; and to create a booklet
to present ways of working with the math box in the construction of numbers by children in the
1st year of Elementary School of the State Department of Education of the Federal District.
This is a qualitative and exploratory research. The data were generated from the analysis of the
potential of the elements of the math box as a pedagogical resource, based on an experience in
the supervised internship. The analysis of these elements of the math box aligned with a
theoretical discussion on the conceptual construction of numbers by children, made it possible
to create a booklet with 5 proposals for activities to be used or adapted by teachers in the first
year of Elementary School. The main authors who supported the research were: Kamii (1990;
1992); Graça Cebola (2002) and Piaget (2001). The results demonstrated that the math box can
be a pedagogical resource rich in possibilities in the process of teaching and learning numbers
by children. With the activities and games proposed in the booklet (number board, bottle cap
raffle, identification bingo, 10 sacizinhos and mystery addition), it is possible for the child to
understand the absolute quantity that is being expressed in the activities and the order and where
the number is included; discover how to form the numbers and organize them in their proper
order and the positional value of the digits, that is, composing and decomposing; understand
that numerical values are part of the magnitudes; be able to perform calculations and small
operations. The proposed activities and games in the booklet were developed considering the
proposals of the National Common Curricular Base and the Currículo em Movimento of the
Federal District. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.