Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LuizaGalvaoAmancio_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorAmancio, Luiza Galvão-
dc.identifier.citationAMANCIO, Luiza Galvão. A caixa matemática na construção do número por crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral conhecer a funcionalidade e aplicabilidade da caixa matemática, enquanto recurso pedagógico, para apresentar possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da construção do número no 1º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: descrever os elementos que compõem uma caixa matemática, para refletir sobre as possibilidades desse recurso na construção do número por crianças; e construir uma cartilha para apresentar maneiras de trabalhar com a caixa matemática na construção do número por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram gerados a partir da análise da potencialidade dos elementos da caixa matemática enquanto recurso pedagógico, a partir de uma experiência no estágio supervisionado. A análise destes elementos da caixa matemática alinhada a uma discussão teórica sobre a construção conceitual do número por crianças, possibilitou a construção de uma cartilha com 5 propostas de atividades a serem utilizadas ou adaptadas por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os principais autores que fundamentam a pesquisa foram: Kamii (1990; 1992); Graça Cebola (2002) e Piaget (2001). Os resultados demostraram que a caixa matemática pode ser um recurso pedagógico rico em possibilidades no processo de ensino e aprendizagem do número por crianças. Com as atividades e jogos propostos na cartilha (tabuleiro dos numerais, sorteio das tampinhas, bingo da identificação, 10 sacizinhos e adição misteriosa ), é possível que a criança compreenda a quantidade absoluta que está sendo expressa nas atividades e a ordem e onde está incluído o número; descubra como formar os números e organizá-los nas suas devidas ordens e o valor posicional dos algarismos, isto é, compor e decompor; compreender que os valores numéricos fazem parte das grandezas; conseguir realizar cálculos metal e pequenas operações. As propostas de atividades e jogos da cartilha foram elaboras considerando o que propõe a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo em Movimento do Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - jogos educativospt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.titleA caixa matemática na construção do número por crianças do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T15:19:26Z-
dc.date.available2024-11-11T15:19:26Z-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this study is to understand the functionality and applicability of the math box as a pedagogical resource, in order to present possibilities in the teaching and learning process of number construction in the 1st year of Elementary School. The specific objectives were: to describe the elements that make up a math box, in order to reflect on the possibilities of this resource in the construction of numbers by children; and to create a booklet to present ways of working with the math box in the construction of numbers by children in the 1st year of Elementary School of the State Department of Education of the Federal District. This is a qualitative and exploratory research. The data were generated from the analysis of the potential of the elements of the math box as a pedagogical resource, based on an experience in the supervised internship. The analysis of these elements of the math box aligned with a theoretical discussion on the conceptual construction of numbers by children, made it possible to create a booklet with 5 proposals for activities to be used or adapted by teachers in the first year of Elementary School. The main authors who supported the research were: Kamii (1990; 1992); Graça Cebola (2002) and Piaget (2001). The results demonstrated that the math box can be a pedagogical resource rich in possibilities in the process of teaching and learning numbers by children. With the activities and games proposed in the booklet (number board, bottle cap raffle, identification bingo, 10 sacizinhos and mystery addition), it is possible for the child to understand the absolute quantity that is being expressed in the activities and the order and where the number is included; discover how to form the numbers and organize them in their proper order and the positional value of the digits, that is, composing and decomposing; understand that numerical values are part of the magnitudes; be able to perform calculations and small operations. The proposed activities and games in the booklet were developed considering the proposals of the National Common Curricular Base and the Currículo em Movimento of the Federal District.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.