Título: | Explorando o Plano Distrital pela Primeira Infância e a Plenarinha : olhares acerca do direito de participação das crianças |
Autor(es): | Trindade, Karina Mel da Costa |
Orientador(es): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Assunto: | Primeira infância Distrito Federal (DF) Educação - Distrito Federal Educação de crianças |
Data de apresentação: | 12-Jul-2024 |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Referência: | TRINDADE, Karina Mel da Costa. Explorando o Plano Distrital pela Primeira Infância e a Plenarinha: olhares acerca do direito de participação das crianças. 2024. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de
Brasília (UnB), como Trabalho Final de Curso (TFC), e articula-se às perspectivas acerca da
primeira infância. O objetivo deste trabalho consiste em analisar com base nas edições 2013-
2022 e 2023-2032 o Plano Distrital pela Primeira Infância do Distrito Federal, com vistas a
identificar as permanências e rupturas nas duas versões dos documentos, no que tange a
participação infantil. Para tanto, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa do tipo
análise documental, com foco na análise de conteúdo e revisão narrativa. Os documentos
foram comparados com base na perspectiva de Bereday (1964). O referencial teórico se
sustenta em Baldez; Voltarelli (2020), Regina (2023), Ribeiro (2014). Os dados foram
levantados a partir da análise dos Planos Distritais pela Primeira Infância, da Plenarinha e
outros documentos norteadores. Os resultados evidenciam que, embora os programas em
questão sejam reconhecidos como iniciativas meritórias, há lacunas substanciais no
engajamento efetivo das crianças. Observa-se que os adultos responsáveis ainda se encontram
em uma fase de desenvolvimento em relação à habilidade de integrar de forma eficaz as
perspectivas infantis nas deliberações relacionadas aos referidos programas. Nota-se que tanto
a Plenarinha quanto o Plano Distrital pela Primeira Infância não obtiveram participação
significativa de crianças em comparação com o contingente total de matrículas nas
instituições de ensino do Distrito Federal. Esta ausência de representatividade adequada das
crianças potencialmente compromete a eficácia e a legitimidade das políticas públicas
direcionadas à primeira infância no Distrito Federal. |
Abstract: | This research was developed in the degree in Pedagogy course, at the University of Brasília
(UnB), as Conclusion Coursework, and is linked to perspectives on early childhood. The aim
of this paper is to analyze the 2013-2022 and 2023-2032 editions of the Plano Distrital pela
Primeira Infância in Federal District, with a view to identifying the continuities and ruptures
in the two versions of the documents. To this end, we carried out a qualitative study of the
documentary analysis type, focusing on content analysis and narrative review. The documents
were compared from the perspective of Bereday (1964). The theoretical framework is based
on Baldez; Voltarelli (2020), Ribeiro (2014), Regina (2023). The data was collected by
analyzing the Plano Distrital pela Primeira Infância, the Plenarinha and other guiding
documents. The results show that although the programs in question are recognized as worthy
initiatives, there are substantial gaps in the effective engagement of children. It can be seen
that the adults responsible are still at a developmental stage in terms of their ability to
effectively integrate children's perspectives into the deliberations related to these programs. In
addition, both Plenarinha and the Plano Distrital pela Primeira Infância did not have
significant participation from children compared to the total number of children enrolled in
educational institutions in the Federal District. This lack of adequate representation of
children potentially compromises the effectiveness and legitimacy of public policies aimed at
early childhood in the Federal District. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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