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2024_KarinaMelDaCostaTrindade_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMorais, Lucimara Gomes Oliveira de-
dc.contributor.authorTrindade, Karina Mel da Costa-
dc.identifier.citationTRINDADE, Karina Mel da Costa. Explorando o Plano Distrital pela Primeira Infância e a Plenarinha: olhares acerca do direito de participação das crianças. 2024. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília (UnB), como Trabalho Final de Curso (TFC), e articula-se às perspectivas acerca da primeira infância. O objetivo deste trabalho consiste em analisar com base nas edições 2013- 2022 e 2023-2032 o Plano Distrital pela Primeira Infância do Distrito Federal, com vistas a identificar as permanências e rupturas nas duas versões dos documentos, no que tange a participação infantil. Para tanto, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa do tipo análise documental, com foco na análise de conteúdo e revisão narrativa. Os documentos foram comparados com base na perspectiva de Bereday (1964). O referencial teórico se sustenta em Baldez; Voltarelli (2020), Regina (2023), Ribeiro (2014). Os dados foram levantados a partir da análise dos Planos Distritais pela Primeira Infância, da Plenarinha e outros documentos norteadores. Os resultados evidenciam que, embora os programas em questão sejam reconhecidos como iniciativas meritórias, há lacunas substanciais no engajamento efetivo das crianças. Observa-se que os adultos responsáveis ainda se encontram em uma fase de desenvolvimento em relação à habilidade de integrar de forma eficaz as perspectivas infantis nas deliberações relacionadas aos referidos programas. Nota-se que tanto a Plenarinha quanto o Plano Distrital pela Primeira Infância não obtiveram participação significativa de crianças em comparação com o contingente total de matrículas nas instituições de ensino do Distrito Federal. Esta ausência de representatividade adequada das crianças potencialmente compromete a eficácia e a legitimidade das políticas públicas direcionadas à primeira infância no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrimeira infânciapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleExplorando o Plano Distrital pela Primeira Infância e a Plenarinha : olhares acerca do direito de participação das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T13:57:19Z-
dc.date.available2024-11-11T13:57:19Z-
dc.date.submitted2024-07-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40458-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research was developed in the degree in Pedagogy course, at the University of Brasília (UnB), as Conclusion Coursework, and is linked to perspectives on early childhood. The aim of this paper is to analyze the 2013-2022 and 2023-2032 editions of the Plano Distrital pela Primeira Infância in Federal District, with a view to identifying the continuities and ruptures in the two versions of the documents. To this end, we carried out a qualitative study of the documentary analysis type, focusing on content analysis and narrative review. The documents were compared from the perspective of Bereday (1964). The theoretical framework is based on Baldez; Voltarelli (2020), Ribeiro (2014), Regina (2023). The data was collected by analyzing the Plano Distrital pela Primeira Infância, the Plenarinha and other guiding documents. The results show that although the programs in question are recognized as worthy initiatives, there are substantial gaps in the effective engagement of children. It can be seen that the adults responsible are still at a developmental stage in terms of their ability to effectively integrate children's perspectives into the deliberations related to these programs. In addition, both Plenarinha and the Plano Distrital pela Primeira Infância did not have significant participation from children compared to the total number of children enrolled in educational institutions in the Federal District. This lack of adequate representation of children potentially compromises the effectiveness and legitimacy of public policies aimed at early childhood in the Federal District.pt_BR
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