Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IsabellaOlindaCardoso_tcc.pdf314,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A afetividade na relação entre professoras da educação infantil e crianças : uma pesquisa bibliográfica nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica
Autor(es): Cardoso, Isabella Olinda
Orientador(es): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Assunto: Relação professor - aluno
Educação infantil
Afetividade
Data de apresentação: 23-Mar-2024
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: CARDOSO, Isabella Olinda. A afetividade na relação entre professoras da educação infantil e crianças: uma pesquisa bibliográfica nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica. 2024. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que há de produção científica sobre conceitos de afetividade na relação entre professoras da Educação Infantil e crianças e o que se pode extrair dessa produção como contribuição para pensar/refletir sobre a formação e fortalecimento de vínculos afetivos docentes. Este artigo apresenta um estudo de base qualitativa exploratória, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica que mapeou a produção científica acerca da temática afetividade na relação professor(a)/criança nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica. A análise dos dados obtidos se deu em torno de quatro categorias: Afetos docentes, relação professor(a)-criança/aluno, afeto e cuidado no berçário e dimensão afetiva dos documentos oficiais da Educação Infantil. Como resultados, pode-se observar um maior número de trabalhos encontrados em 2021, sendo esta uma temática de pesquisas recentes. Entre as categorias, foram distribuídos seis trabalhos no contexto da Educação Infantil e o autor mais citado nos trabalhos é Henri Wallon.
Abstract: This research aims to investigate what scientific production exists on concepts of affectivity in the relationship between Early Childhood Education teachers and children and what can be extracted from this production as a contribution to thinking/reflecting on the formation and strengthening of affective bonds between teachers. This article presents an exploratory qualitative study, developed through bibliographical research that mapped scientific production on the topic of affectivity in the teacher/child relationship on the main Brazilian scientific dissemination platforms. The analysis of the data obtained took place around four categories: Teacher affection, teacher-child/student relationship, affection and care in the nursery and the affective dimension of official Early Childhood Education documents. As a result, a greater number of works found in 2021 can be observed, this being a topic of recent research. Among the categories, six works were distributed in the context of Early Childhood Education and the author most cited in the works is Henri Wallon.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.