Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, Viviane Fernandes Faria | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Isabella Olinda | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Isabella Olinda. A afetividade na relação entre professoras da educação infantil e crianças: uma pesquisa bibliográfica nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica. 2024. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que há de produção científica sobre
conceitos de afetividade na relação entre professoras da Educação Infantil e
crianças e o que se pode extrair dessa produção como contribuição para
pensar/refletir sobre a formação e fortalecimento de vínculos afetivos docentes. Este
artigo apresenta um estudo de base qualitativa exploratória, desenvolvido por meio
de uma pesquisa bibliográfica que mapeou a produção científica acerca da temática
afetividade na relação professor(a)/criança nas principais plataformas brasileiras de
divulgação científica. A análise dos dados obtidos se deu em torno de quatro
categorias: Afetos docentes, relação professor(a)-criança/aluno, afeto e cuidado no
berçário e dimensão afetiva dos documentos oficiais da Educação Infantil. Como
resultados, pode-se observar um maior número de trabalhos encontrados em 2021,
sendo esta uma temática de pesquisas recentes. Entre as categorias, foram
distribuídos seis trabalhos no contexto da Educação Infantil e o autor mais citado
nos trabalhos é Henri Wallon. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.title | A afetividade na relação entre professoras da educação infantil e crianças : uma pesquisa bibliográfica nas principais plataformas brasileiras de divulgação científica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T12:41:07Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T12:41:07Z | - |
dc.date.submitted | 2024-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40453 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate what scientific production exists on concepts of
affectivity in the relationship between Early Childhood Education teachers and
children and what can be extracted from this production as a contribution to
thinking/reflecting on the formation and strengthening of affective bonds between
teachers. This article presents an exploratory qualitative study, developed through
bibliographical research that mapped scientific production on the topic of affectivity in
the teacher/child relationship on the main Brazilian scientific dissemination platforms.
The analysis of the data obtained took place around four categories: Teacher
affection, teacher-child/student relationship, affection and care in the nursery and the
affective dimension of official Early Childhood Education documents. As a result, a
greater number of works found in 2021 can be observed, this being a topic of recent
research. Among the categories, six works were distributed in the context of Early
Childhood Education and the author most cited in the works is Henri Wallon. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|