Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CintiaKellySoaresDaSilva_tcc.pdf350,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar e o desenvolvimento infantil : um percurso pelos estudos científicos
Autor(es): Silva, Cintia Kelly Soares da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Desenvolvimento infantil
Ludicidade
Ensino fundamental - jogos educativos
Ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 28-Mar-2024
Data de publicação: 7-Nov-2024
Referência: SILVA, Cintia Kelly Soares da. O brincar e o desenvolvimento infantil: um percurso pelos estudos científicos. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo consiste em um levantamento bibliográfico sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil. Ele aborda a importância das atividades lúdicas na vida da criança, destacando como o brincar contribui para seu bem-estar, criatividade e interação social. Além disso, o texto discute legislações que garantem o direito da criança ao brincar e a integração do lúdico na educação. São apresentados conceitos essenciais, como ludicidade, imaginação, jogo, brinquedo e brincadeira, e sua relação com o desenvolvimento infantil. O artigo também destaca a relevância da abordagem lúdica na aprendizagem, ressaltando seus benefícios para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Ao longo do texto, são citados autores e obras que contribuem para a compreensão do tema, oferecendo uma visão abrangente sobre o assunto.
Abstract: This article consists of a bibliographical survey on the role of playing in child development. It addresses the importance of playful activities in children's lives, highlighting how playing contributes to their well-being, creativity and social interaction. Furthermore, the text discusses legislation that guarantees the child's right to play and the integration of play in education. Essential concepts are presented, such as playfulness, imagination, play, toys and games, and their relationship with child development. The article also highlights the relevance of the playful approach to learning, highlighting its benefits for the development of cognitive, social and emotional skills. Throughout the text, authors and works are cited that are important for understanding the topic, offering a comprehensive view of the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.