Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaClaraRodriguesBernardino_tcc.pdf577,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação formativa : seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DF
Autor(es): Bernardino, Maria Clara Rodrigues
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Avaliação educacional
Escolas públicas
Gama (DF)
Data de apresentação: 23-Dez-2023
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: BERNARDINO, Maria Clara Rodrigues. Avaliação formativa: seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DF. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O artigo tem como tema a avaliação escolar e apresenta o objetivo de investigar como a avaliação formativa está presente nos Projetos Políticos-Pedagógicos em escolas públicas do Gama. O referencial teórico fundamenta-se no pensamento de Villas Boas (2017, 2020, 2023) presente em obras e entrevista. A metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa com análises documental e bibliográfica, bem como entrevista com a Professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Os resultados indicam que o Projeto Político-Pedagógico é uma ferramenta e um elemento da organização do trabalho pedagógico que atua a favor da democratização do saber. O conceito de avaliação formativa encontra-se declarado nos Projeto PolíticoPedagógicos analisados, no entanto, percebeu-se um distanciamento da concepção em certas práticas apresentadas nos documentos disponibilizados pelas escolas.
Abstract: This study explores the subject of school assessment and aims to examine how public schools in Gama apply the formative evaluation principles when developing their Political Pedagogical Project. The theoretical framework is based on the thoughts of Villas Boas (2017, 2020, 2023), as established in her works and in an interview. The methodology considers a qualitative approach, comprising documental and bibliographic reviews, as well as an interview with Professor Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Results show that the Political Pedagogical Project contributes to the democratization of knowledge. The principles of the formative evaluation were identified in the documents devised by the schools, but some of the practices set forth in those documents did deviate from the formative evaluation conception.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.