Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaClaraRodriguesBernardino_tcc.pdf577,96 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMorais, Lucimara Gomes Oliveira de-
dc.contributor.authorBernardino, Maria Clara Rodrigues-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Maria Clara Rodrigues. Avaliação formativa: seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DF. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem como tema a avaliação escolar e apresenta o objetivo de investigar como a avaliação formativa está presente nos Projetos Políticos-Pedagógicos em escolas públicas do Gama. O referencial teórico fundamenta-se no pensamento de Villas Boas (2017, 2020, 2023) presente em obras e entrevista. A metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa com análises documental e bibliográfica, bem como entrevista com a Professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Os resultados indicam que o Projeto Político-Pedagógico é uma ferramenta e um elemento da organização do trabalho pedagógico que atua a favor da democratização do saber. O conceito de avaliação formativa encontra-se declarado nos Projeto PolíticoPedagógicos analisados, no entanto, percebeu-se um distanciamento da concepção em certas práticas apresentadas nos documentos disponibilizados pelas escolas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordGama (DF)pt_BR
dc.titleAvaliação formativa : seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T14:00:32Z-
dc.date.available2024-11-05T14:00:32Z-
dc.date.submitted2023-12-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40381-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study explores the subject of school assessment and aims to examine how public schools in Gama apply the formative evaluation principles when developing their Political Pedagogical Project. The theoretical framework is based on the thoughts of Villas Boas (2017, 2020, 2023), as established in her works and in an interview. The methodology considers a qualitative approach, comprising documental and bibliographic reviews, as well as an interview with Professor Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Results show that the Political Pedagogical Project contributes to the democratization of knowledge. The principles of the formative evaluation were identified in the documents devised by the schools, but some of the practices set forth in those documents did deviate from the formative evaluation conception.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.