Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Bernardino, Maria Clara Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Maria Clara Rodrigues. Avaliação formativa: seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DF. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem como tema a avaliação escolar e apresenta o objetivo de investigar como a
avaliação formativa está presente nos Projetos Políticos-Pedagógicos em escolas públicas do
Gama. O referencial teórico fundamenta-se no pensamento de Villas Boas (2017, 2020, 2023)
presente em obras e entrevista. A metodologia orienta-se pela abordagem qualitativa com
análises documental e bibliográfica, bem como entrevista com a Professora Benigna Maria de
Freitas Villas Boas. Os resultados indicam que o Projeto Político-Pedagógico é uma ferramenta
e um elemento da organização do trabalho pedagógico que atua a favor da democratização do
saber. O conceito de avaliação formativa encontra-se declarado nos Projeto PolíticoPedagógicos analisados, no entanto, percebeu-se um distanciamento da concepção em certas
práticas apresentadas nos documentos disponibilizados pelas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gama (DF) | pt_BR |
dc.title | Avaliação formativa : seu lugar nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Gama- DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T14:00:32Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T14:00:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40381 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study explores the subject of school assessment and aims to examine how public schools
in Gama apply the formative evaluation principles when developing their Political Pedagogical
Project. The theoretical framework is based on the thoughts of Villas Boas (2017, 2020, 2023),
as established in her works and in an interview. The methodology considers a qualitative
approach, comprising documental and bibliographic reviews, as well as an interview with
Professor Benigna Maria de Freitas Villas Boas. Results show that the Political Pedagogical
Project contributes to the democratization of knowledge. The principles of the formative
evaluation were identified in the documents devised by the schools, but some of the practices
set forth in those documents did deviate from the formative evaluation conception. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|