Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almendra, Renata Silva | - |
dc.contributor.author | Badu, Maria Gabriella Amaral | - |
dc.identifier.citation | BADU, Maria Gabriella Amaral. Meu coração, minha Planaltina: uma interpretação do patrimônio cultural na preservação da história e memória planaltinense. 2024. 62 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta monografia é abordar a Educação Patrimonial como um importante instrumento para a preservação e valorização da cultura e da história local e, principalmente, na luta contra o apagamento da história de Planaltina-DF, ocorrido com a transferência da capital. O estudo destaca a desconexão entre a educação e a identidade cultural da região, buscando enfatizar a importância do estudo da História Local para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos moradores da região, quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa feita é classificada como bibliográfica em cruzamento às observações e vivências pessoais na região de Planaltina-DF. O levantamento bibliográfico ocorreu com base nos grandes pesquisadores da região como Paulo Bertran, Mário Castro e Robson Eleutério, além de teses, livros e artigos a respeito do tema principal como o Erinaldo Cavalcanti e a Sônia Rampim. Ao reconhecer os patrimônios de Planaltina como elementos fundamentais da resistência e da memória planaltinense, busquei reconhecer, através da minha trajetória formadora como moradora de Planaltina-DF e futura pedagoga, como esses espaços podem ser usados para contribuir para a valorização da identidade planaltinense, promovendo a preservação da memória através da educação como base para a história e cultura da região. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planaltina (DF) - cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.title | Meu coração, minha Planaltina : uma interpretação do patrimônio cultural na preservação da história e memória planaltinense | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T10:13:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23T10:13:10Z | - |
dc.date.submitted | 2024-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40284 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this monograph is to approach Heritage Education as an important tool for preserving and valuing local culture and history and, above all, in the fight against the erasure of the history of Planaltina-DF, which occurred with the transfer of the capital. The study highlights the disconnection between education and the region's cultural identity, seeking to emphasize the importance of studying local history in order to strengthen the sense of belonging of the region's residents. As for the methodological procedures, the research carried out is classified as bibliographical in conjunction with personal observations and experiences in the Planaltina-DF region. The bibliographic survey was based on the region's great researchers, such as Paulo Bertran, Mário Castro and Robson Eleutério, as well as theses, books and articles on the main theme, such as Erinaldo Cavalcanti and Sônia Rampim. By recognizing Planaltina's heritage sites as fundamental elements of Planaltina's resistance and memory, I sought to recognize, through my formative trajectory as a resident of Planaltina-DF and future pedagogue, how these spaces can be used to contribute to the valorization of Planaltina's identity, promoting the preservation of memory through education as a basis for the region's history and culture. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|