Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaGabriellaAmaralBadu_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmendra, Renata Silva-
dc.contributor.authorBadu, Maria Gabriella Amaral-
dc.identifier.citationBADU, Maria Gabriella Amaral. Meu coração, minha Planaltina: uma interpretação do patrimônio cultural na preservação da história e memória planaltinense. 2024. 62 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é abordar a Educação Patrimonial como um importante instrumento para a preservação e valorização da cultura e da história local e, principalmente, na luta contra o apagamento da história de Planaltina-DF, ocorrido com a transferência da capital. O estudo destaca a desconexão entre a educação e a identidade cultural da região, buscando enfatizar a importância do estudo da História Local para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos moradores da região, quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa feita é classificada como bibliográfica em cruzamento às observações e vivências pessoais na região de Planaltina-DF. O levantamento bibliográfico ocorreu com base nos grandes pesquisadores da região como Paulo Bertran, Mário Castro e Robson Eleutério, além de teses, livros e artigos a respeito do tema principal como o Erinaldo Cavalcanti e a Sônia Rampim. Ao reconhecer os patrimônios de Planaltina como elementos fundamentais da resistência e da memória planaltinense, busquei reconhecer, através da minha trajetória formadora como moradora de Planaltina-DF e futura pedagoga, como esses espaços podem ser usados para contribuir para a valorização da identidade planaltinense, promovendo a preservação da memória através da educação como base para a história e cultura da região.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPlanaltina (DF) - culturapt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.titleMeu coração, minha Planaltina : uma interpretação do patrimônio cultural na preservação da história e memória planaltinensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-23T10:13:10Z-
dc.date.available2024-10-23T10:13:10Z-
dc.date.submitted2024-08-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40284-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this monograph is to approach Heritage Education as an important tool for preserving and valuing local culture and history and, above all, in the fight against the erasure of the history of Planaltina-DF, which occurred with the transfer of the capital. The study highlights the disconnection between education and the region's cultural identity, seeking to emphasize the importance of studying local history in order to strengthen the sense of belonging of the region's residents. As for the methodological procedures, the research carried out is classified as bibliographical in conjunction with personal observations and experiences in the Planaltina-DF region. The bibliographic survey was based on the region's great researchers, such as Paulo Bertran, Mário Castro and Robson Eleutério, as well as theses, books and articles on the main theme, such as Erinaldo Cavalcanti and Sônia Rampim. By recognizing Planaltina's heritage sites as fundamental elements of Planaltina's resistance and memory, I sought to recognize, through my formative trajectory as a resident of Planaltina-DF and future pedagogue, how these spaces can be used to contribute to the valorization of Planaltina's identity, promoting the preservation of memory through education as a basis for the region's history and culture.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.