Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MariaEduardaTeixeiraRodrigues_tcc.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação patrimonial e hip hop no contexto periférico urbano : um olhar para Planaltina
Autor(es): Rodrigues, Maria Eduarda Teixeira
Orientador(es): Almendra, Renata Silva
Assunto: Hip-hop (Música)
Periferia
Educação patrimonial
Planaltina (DF) - cultura
Data de apresentação: 12-Set-2024
Data de publicação: 23-Out-2024
Referência: RODRIGUES, Maria Eduarda Teixeira. Educação patrimonial e hip hop no contexto periférico urbano: um olhar para Planaltina. 2024. 43 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho busca apresentar o hip hop enquanto movimento cultural, compreendendo aspectos históricos e reconhecendo o potencial educativo presente nos elementos desse movimento. O objetivo central do trabalho é abordar o hip hop dentro do contexto da educação patrimonial, a partir do reconhecimento de seu registro enquanto patrimônio cultural imaterial, valorizando o lugar de memória e identidade dos sujeitos residentes da periferia. Além disso, dedica-se a contemplar a produção artística resultante desses espaços e a reconhecer e valorizar a juventude periférica como potencial de criação e produção. A fim de alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho está pautado na pesquisa bibliográfica, partindo do levantamento de referências teóricas acerca da temática, além da apresentação do projeto “Poesia nas Quebradas”, que relaciona o hip hop à sua potência educativa e criativa.
Abstract: This work aims to present hip hop as a cultural movement, understanding its historical aspects and recognizing the educational potential inherent in its elements. The central objective of the work is to address hip hop within the context of heritage education, by acknowledging its registration as intangible cultural heritage, and valuing the memory and identity of individuals residing in peripheral areas. Additionally, it focuses on contemplating the artistic production resulting from these spaces and recognizing and valuing the peripheral youth as a source of creativity and production. To achieve the proposed objectives, this work is based on bibliographic research, starting from a review of theoretical references on the subject, as well as presenting the project “Poesia nas Quebradas”, which relates hip hop to its educational and creative potential.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.