Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39578
Título: | Precarização do trabalho docente : a “plataformização” da educação |
Autor(es): | Rocha, Alex dos |
Orientador(es): | Santos, Wanderson Barbosa dos |
Assunto: | Trabalho - precarização Docência Relações trabalhistas Pandemia Coronavírus (COVID-19) Plataformas digitais |
Data de apresentação: | 19-Jan-2024 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | ROCHA, Alex dos Santos. Precarização do trabalho docente: a “plataformização” da educação. 2024. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O tema central desta pesquisa é a precarização do trabalho docente a partir da
relação entre o capital financeiro e a rede escolar brasileira por meio da
plataformização digital observando o período de 2020 a 2023. Em razão das
consequências da pandemia de covid-19 no Brasil, o Estado e as grandes empresas
de tecnologia orientaram as atividades para a promoção do ensino remoto,
sobretudo, concepções educacionais que insinuam o uso de tecnologias dentro do
ambiente escolar. Estudaremos essas insinuações a partir do tema da uberização1
do ensino que adentra as escolas públicas e privadas no brasil.Da perspectiva desta
pesquisa, é possível observar a transformação da escola em uma mercadoria
fracionada que é oferecida e vendida a empresas do ramo tecnológico, esse
processo altera as experiências pedagógicas e a forma como a identidade docente é
pensada.Os objetivos da minha investigação são analisar como a precarização do
trabalho docente está ligada às novas relações trabalhistas que estão sendo
condicionadas a plataformas de comunicação e ensino, e analisar os impactos
dessas reformas calcadas na acomulação de capital financeiro na vida do
profissional de educação. Para esta pesquisa, utilizamos as discussões sobre
precarização do trabalho contemporâneo e os debates sobre a uberização do
trabalho docente.Para além da análise textual sobre o tema foi realizada uma
pesquisa quantitativa de caráter exploratório no qual foram analisadas respostas de
19 profissionais de educação atuantes no Distrito Federal (na rede pública e privada
de ensino, em universidade federal e empresas) e que trabalharam no período
remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19.Foi possível concluir que as
reformas impostas à escola e aos profissionais docentes a partir do ensino mediado
por plataformas de comunicação impactam de forma contundente o tempo, o
trabalho e a saúde desses profissionais e impactam de forma direta o ensino dos
discentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.