Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Wanderson Barbosa dos | - |
dc.contributor.author | Rocha, Alex dos | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Alex dos Santos. Precarização do trabalho docente: a “plataformização” da educação. 2024. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central desta pesquisa é a precarização do trabalho docente a partir da
relação entre o capital financeiro e a rede escolar brasileira por meio da
plataformização digital observando o período de 2020 a 2023. Em razão das
consequências da pandemia de covid-19 no Brasil, o Estado e as grandes empresas
de tecnologia orientaram as atividades para a promoção do ensino remoto,
sobretudo, concepções educacionais que insinuam o uso de tecnologias dentro do
ambiente escolar. Estudaremos essas insinuações a partir do tema da uberização1
do ensino que adentra as escolas públicas e privadas no brasil.Da perspectiva desta
pesquisa, é possível observar a transformação da escola em uma mercadoria
fracionada que é oferecida e vendida a empresas do ramo tecnológico, esse
processo altera as experiências pedagógicas e a forma como a identidade docente é
pensada.Os objetivos da minha investigação são analisar como a precarização do
trabalho docente está ligada às novas relações trabalhistas que estão sendo
condicionadas a plataformas de comunicação e ensino, e analisar os impactos
dessas reformas calcadas na acomulação de capital financeiro na vida do
profissional de educação. Para esta pesquisa, utilizamos as discussões sobre
precarização do trabalho contemporâneo e os debates sobre a uberização do
trabalho docente.Para além da análise textual sobre o tema foi realizada uma
pesquisa quantitativa de caráter exploratório no qual foram analisadas respostas de
19 profissionais de educação atuantes no Distrito Federal (na rede pública e privada
de ensino, em universidade federal e empresas) e que trabalharam no período
remoto de ensino durante a pandemia de COVID-19.Foi possível concluir que as
reformas impostas à escola e aos profissionais docentes a partir do ensino mediado
por plataformas de comunicação impactam de forma contundente o tempo, o
trabalho e a saúde desses profissionais e impactam de forma direta o ensino dos
discentes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - precarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações trabalhistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coronavírus (COVID-19) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho docente : a “plataformização” da educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T19:09:33Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T19:09:33Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39578 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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