Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/39577
Título: | Formação para diversidade sexual : um olhar para comunidade LGBTQIA + na educação |
Autor(es): | Mukai, Yasmin Araújo |
Orientador(es): | Freitas, Maria da Conceição da Silva |
Assunto: | Diversidade sexual LGBTQIAP+ Acolhimento institucional Educação inclusiva Pedagogos - formação |
Data de apresentação: | 13-Dez-2023 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | MUKAI, Yasmin Araújo. Formação para diversidade sexual: um olhar para comunidade LGBTQIA + na educação. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi compreender, a partir do ponto de vista de uma professora em
formação, de que modo a escola trabalha a inclusão dos sujeitos dentro da diversidade sexual no
cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que permite identificar os
enfoques crítico-participativos com visão histórico-estrutural, partindo da necessidade de
conhecer a realidade social para poder transformá-la. Optou-se pelo estudo de caso e utilizou-se
a entrevista como instrumento de coleta de dados. Tal procedimento permitiu escutar os
participantes, coorte composta por parte da equipe gestora: a orientadora educacional e pela
direção, possibilitando identificar os principais desafios de trabalhar com a diversidade, bem
como as suas ações com suporte no documento orientador Currículo em Movimento (2020), da
SEEDF. Os resultados apontam que os pais têm mais dificuldade para aceitar o nome social e
fazer uso dos pronomes pessoais e possessivos relacionados à orientação sexual. Observou-se
que entre os estudantes há mais tolerância, porém isso não impede que entre eles não haja
situações de desconforto e constrangimentos. As gestoras identificam um material didático
inapropriado. A escola busca desenvolver estratégias para promover o respeito ao outro por meio
de diálogos e escuta sensível, junto aos estudantes, bem como a produção artística e cultural.
Como docente em formação penso que é fundamental incluir no currículo da graduação
disciplinas voltadas para formação para a diversidade. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.