Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_YasminAraujoMukai_tcc (2).pdf333,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFreitas, Maria da Conceição da Silva-
dc.contributor.authorMukai, Yasmin Araújo-
dc.identifier.citationMUKAI, Yasmin Araújo. Formação para diversidade sexual: um olhar para comunidade LGBTQIA + na educação. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi compreender, a partir do ponto de vista de uma professora em formação, de que modo a escola trabalha a inclusão dos sujeitos dentro da diversidade sexual no cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que permite identificar os enfoques crítico-participativos com visão histórico-estrutural, partindo da necessidade de conhecer a realidade social para poder transformá-la. Optou-se pelo estudo de caso e utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. Tal procedimento permitiu escutar os participantes, coorte composta por parte da equipe gestora: a orientadora educacional e pela direção, possibilitando identificar os principais desafios de trabalhar com a diversidade, bem como as suas ações com suporte no documento orientador Currículo em Movimento (2020), da SEEDF. Os resultados apontam que os pais têm mais dificuldade para aceitar o nome social e fazer uso dos pronomes pessoais e possessivos relacionados à orientação sexual. Observou-se que entre os estudantes há mais tolerância, porém isso não impede que entre eles não haja situações de desconforto e constrangimentos. As gestoras identificam um material didático inapropriado. A escola busca desenvolver estratégias para promover o respeito ao outro por meio de diálogos e escuta sensível, junto aos estudantes, bem como a produção artística e cultural. Como docente em formação penso que é fundamental incluir no currículo da graduação disciplinas voltadas para formação para a diversidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade sexualpt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIAP+pt_BR
dc.subject.keywordAcolhimento institucionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.titleFormação para diversidade sexual : um olhar para comunidade LGBTQIA + na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T18:48:35Z-
dc.date.available2024-08-19T18:48:35Z-
dc.date.submitted2023-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39577-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.