Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria da Conceição da Silva | - |
dc.contributor.author | Mukai, Yasmin Araújo | - |
dc.identifier.citation | MUKAI, Yasmin Araújo. Formação para diversidade sexual: um olhar para comunidade LGBTQIA + na educação. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi compreender, a partir do ponto de vista de uma professora em
formação, de que modo a escola trabalha a inclusão dos sujeitos dentro da diversidade sexual no
cotidiano escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, que permite identificar os
enfoques crítico-participativos com visão histórico-estrutural, partindo da necessidade de
conhecer a realidade social para poder transformá-la. Optou-se pelo estudo de caso e utilizou-se
a entrevista como instrumento de coleta de dados. Tal procedimento permitiu escutar os
participantes, coorte composta por parte da equipe gestora: a orientadora educacional e pela
direção, possibilitando identificar os principais desafios de trabalhar com a diversidade, bem
como as suas ações com suporte no documento orientador Currículo em Movimento (2020), da
SEEDF. Os resultados apontam que os pais têm mais dificuldade para aceitar o nome social e
fazer uso dos pronomes pessoais e possessivos relacionados à orientação sexual. Observou-se
que entre os estudantes há mais tolerância, porém isso não impede que entre eles não haja
situações de desconforto e constrangimentos. As gestoras identificam um material didático
inapropriado. A escola busca desenvolver estratégias para promover o respeito ao outro por meio
de diálogos e escuta sensível, junto aos estudantes, bem como a produção artística e cultural.
Como docente em formação penso que é fundamental incluir no currículo da graduação
disciplinas voltadas para formação para a diversidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acolhimento institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.title | Formação para diversidade sexual : um olhar para comunidade LGBTQIA + na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T18:48:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-19T18:48:35Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/39577 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|