Título: | Educação corporativa, aprendizagem organizacional e atuação do pedagogo nas organizações |
Autor(es): | Lima, Vinícius Henrique |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Educação corporativa Aprendizagem organizacional Educação - espaços não formais Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 8-Fev-2024 |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
Referência: | LIMA, Vinícius Henrique. Educação corporativa, aprendizagem organizacional e atuação do pedagogo nas organizações. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Em um cenário globalizado onde o trabalho assume papel central na dinâmica social, a
educação corporativa se destaca como ferramenta crucial para a qualificação e sucesso dos
profissionais brasileiros. Esta pesquisa procurou analisar os estudos sobre educação
corporativa, aprendizagem organizacional e o papel do pedagogo em ambientes não-formais de
educação, revelando uma expressiva relação entre as temáticas. O estudo é respaldado,
principalmente, pelas produções de Eboli (1999) e Curado Silva (2021). Também se
investigaram as experiências de pedagogos em organizações e espaços não-escolares para
identificar percepções, vivências e conexões acerca da formação, saber docente e atuação
profissional. A abordagem utilizada é quantitativa-qualitativa, suplementada, via análises
descritivas, levantamentos bibliográficos, aplicação de questionários e análise do conteúdo das
respostas à guisa dos estudos de Flick (2013). Os resultados indicam que os pedagogos, apesar
de considerarem sua formação acadêmica suficiente, destacam a necessidade de uma oferta
mais ampla de disciplinas na formação inicial e a valorização da formação continuada para
maior qualificação frente às exigências e mudanças do mundo do trabalho. Abordou-se,
também, os cenários de conflito e disputa ao longo da legislação sobre formação acadêmica e
trabalho pedagógico, principalmente na construção da identidade e profissionalidade desses
indivíduos. Notou-se que os saberes docentes desses profissionais não se distinguem dos
profissionais dos espaços educativos formais, reforçando a lógica do trabalho como princípio
formativo e educador. Concluiu-se apontando o curso de pedagogia plena como estratégia de
formação unificada e dialética, capaz de promover uma práxis pedagógica crítica, reflexiva e
emancipadora dos sujeitos do processo educativo na amplitude de cenários e nas múltiplas
possibilidades de atuações pedagógicas. |
Abstract: | In a globalized context where work plays a central role in social dynamics, corporate education
emerges as a vital tool for the qualification and success of brazilian professionals. This research
aimed to analyze studies on corporate education, organizational learning, and the pedagogue's
role in non-formal education settings uncovering a substantial correlation between these
themes. The study draws primary support from the works of Eboli (1999) and Curado Silva
(2021). In addition, it delves into the experiences of pedagogues in non-school environments,
aiming to discern perceptions, experiences, and connections related to training, teaching
knowledge, and professional practice. Utilizing a quantitative-qualitative approach, the study
incorporates descriptive analyses, literature reviews, questionnaire administration and content
analysis of responses, aligning with Flick's (2013) methodologies. The findings suggest that
while deeming their academic training sufficient, pedagogues underscore the necessity for a
more extensive range of disciplines in initial training and the value of continuing education for
enhanced qualification amid the evolving demands of the workforce. The study also explores
scenarios of conflict and contention within legislation regarding academic training and
pedagogical work, particularly in shaping the identity and professionalism of these individuals.
It is noteworthy that the teaching knowledge of these professionals mirrors that of their
counterparts in formal educational spaces, reinforcing the work-centric principle of education.
In conclusion, the study suggests that a comprehensive full pedagogy course could serve as a
strategy for unified and dialectical training fostering a critical, reflective and emancipatory
pedagogical praxis for the participants in the educational process across multiple scenarios and
varied pedagogical roles. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.