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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorLima, Vinícius Henrique-
dc.identifier.citationLIMA, Vinícius Henrique. Educação corporativa, aprendizagem organizacional e atuação do pedagogo nas organizações. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário globalizado onde o trabalho assume papel central na dinâmica social, a educação corporativa se destaca como ferramenta crucial para a qualificação e sucesso dos profissionais brasileiros. Esta pesquisa procurou analisar os estudos sobre educação corporativa, aprendizagem organizacional e o papel do pedagogo em ambientes não-formais de educação, revelando uma expressiva relação entre as temáticas. O estudo é respaldado, principalmente, pelas produções de Eboli (1999) e Curado Silva (2021). Também se investigaram as experiências de pedagogos em organizações e espaços não-escolares para identificar percepções, vivências e conexões acerca da formação, saber docente e atuação profissional. A abordagem utilizada é quantitativa-qualitativa, suplementada, via análises descritivas, levantamentos bibliográficos, aplicação de questionários e análise do conteúdo das respostas à guisa dos estudos de Flick (2013). Os resultados indicam que os pedagogos, apesar de considerarem sua formação acadêmica suficiente, destacam a necessidade de uma oferta mais ampla de disciplinas na formação inicial e a valorização da formação continuada para maior qualificação frente às exigências e mudanças do mundo do trabalho. Abordou-se, também, os cenários de conflito e disputa ao longo da legislação sobre formação acadêmica e trabalho pedagógico, principalmente na construção da identidade e profissionalidade desses indivíduos. Notou-se que os saberes docentes desses profissionais não se distinguem dos profissionais dos espaços educativos formais, reforçando a lógica do trabalho como princípio formativo e educador. Concluiu-se apontando o curso de pedagogia plena como estratégia de formação unificada e dialética, capaz de promover uma práxis pedagógica crítica, reflexiva e emancipadora dos sujeitos do processo educativo na amplitude de cenários e nas múltiplas possibilidades de atuações pedagógicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação corporativapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaispt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleEducação corporativa, aprendizagem organizacional e atuação do pedagogo nas organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T18:04:46Z-
dc.date.available2024-08-19T18:04:46Z-
dc.date.submitted2024-02-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39576-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In a globalized context where work plays a central role in social dynamics, corporate education emerges as a vital tool for the qualification and success of brazilian professionals. This research aimed to analyze studies on corporate education, organizational learning, and the pedagogue's role in non-formal education settings uncovering a substantial correlation between these themes. The study draws primary support from the works of Eboli (1999) and Curado Silva (2021). In addition, it delves into the experiences of pedagogues in non-school environments, aiming to discern perceptions, experiences, and connections related to training, teaching knowledge, and professional practice. Utilizing a quantitative-qualitative approach, the study incorporates descriptive analyses, literature reviews, questionnaire administration and content analysis of responses, aligning with Flick's (2013) methodologies. The findings suggest that while deeming their academic training sufficient, pedagogues underscore the necessity for a more extensive range of disciplines in initial training and the value of continuing education for enhanced qualification amid the evolving demands of the workforce. The study also explores scenarios of conflict and contention within legislation regarding academic training and pedagogical work, particularly in shaping the identity and professionalism of these individuals. It is noteworthy that the teaching knowledge of these professionals mirrors that of their counterparts in formal educational spaces, reinforcing the work-centric principle of education. In conclusion, the study suggests that a comprehensive full pedagogy course could serve as a strategy for unified and dialectical training fostering a critical, reflective and emancipatory pedagogical praxis for the participants in the educational process across multiple scenarios and varied pedagogical roles.pt_BR
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