Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LeticiaDiasDosSantos_tcc.pdf230,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Juventude e trabalho : o papel do Projeto de Vida no novo ensino médio do GDF
Autor(es): Santos, Letícia Dias dos
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Novo Ensino Médio
Empreendedorismo
Projeto de vida
Ensino médio - Distrito Federal
Competências educacionais
Estudantes - formação
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: SANTOS, Letícia Dias dos. Juventude e trabalho: o papel do Projeto de Vida no novo ensino médio do GDF. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa buscou investigar como se organiza o Projeto de Vida, advindo do Novo Ensino Médio (NEM), que discute e orienta as escolhas profissionais dos estudantes do Ensino Médio, em particular, das escolas públicas do Distrito Federal. Buscando compreender a concepção presente nesse componente curricular, seus objetivos e o que está por trás dessa proposição do Projeto de Vida em relação às escolhas profissionais dos jovens dentro da ótica atual do mundo do trabalho. Para isso,fizemos um estudo sobre a Reforma do Ensino Médio e sua relação com as transformações do mundo do trabalho (KUENZER,2017;2020) fizemos a seleção dos documentos nacionais e distritais referentes ao NEM. Dentre esses, selecionamos o “Caderno Orientador: Unidade Curricular Projeto de Vida” (DISTRITO FEDERAL, 2022) para uma análise mais pormenorizada, identificando nele dois eixos que ganham destaque: o Empreendedorismo e as Competências Socioemocionais, que confirmam a sinergia do NEM com a formação precarizada voltada para atender as demandas do trabalho no regime de acumulação flexível.
Abstract: The research aimed to investigate how the Life Project is organized, stemming from the New High School (NEM), which discusses and guides the career choices of high school students, particularly those in public schools in the Federal District. Seeking to understand the conception present in this curriculum component, its objectives, and what lies behind the proposition of the Life Project regarding the professional choices of young people within the current perspective of the world of work. To achieve this, we conducted a study on the High School Reform and its relationship with the transformations in the world of work (KUENZER, 2017, 2020). We selected national and district documents related to the NEM. Among these, we chose the "Guidance Notebook: Curricular Unit Life Project" (FEDERAL DISTRICT, 2022) for a more detailed analysis, identifying two highlighted axes: Entrepreneurship and Socioemotional Competencies, confirming the synergy of the NEM with the precarious training aimed at meeting the demands of work in the flexible accumulation regime.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.