Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JulianaMachadoTrindade_tcc.pdf929,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal : um olhar para as múltiplas linguagens
Autor(es): Trindade, Juliana Machado
Orientador(es): Louzada, Etienne Baldez
Assunto: Educação infantil
Prática de ensino
Pedagogos - prática profissional
Linguagem e educação
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 13-Ago-2024
Referência: TRINDADE, Juliana Machado. Práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal: um olhar para as múltiplas linguagens. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções de docentes sobre o trabalho com as linguagens na Educação Infantil, principalmente as que se relacionam com a cultura letrada em Brasília, no Distrito Federal (DF) – através de documentos orientadores nacional e local – SEEDF, e por meio de trabalhos acadêmicos de estudiosos da área (CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO; ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010; GOULART; MATA, 2016). A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza a observação participante, o levantamento bibliográfico em plataformas científicas, a análise documental com documentos orientadores. O questionário foi o instrumento escolhido para identificar as percepções das professoras e professores. Os resultados, com o total de 10 participantes, indicam como que as professoras e professores de Brasília (DF), entendem que as múltiplas linguagens se encontram presente na vida da criança, no seu cotidiano, no momento que fazem parte de uma cultura letrada, destacando a importância da Educação Infantil em facilitar esse processo, proporcionando experiências com diferentes linguagens. Quanto as práticas pedagógicas, os relatos das professoras e professores, resultam por recursos de contação de histórias, roda de conversas, atividades lúdicas e outros, respeitando a individualidade de cada criança e seu processo.
Abstract: The general objective of this work is to analyze teachers' conceptions of working with languages in Early Childhood Education, especially those related to literate culture in the Federal District (DF) - through national and local guiding documents - SEEDF, and through academic works by scholars in the field (CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO; ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010; GOULART; MATA, 2016). The research is qualitative in nature, using participant observation, a bibliographic survey on scientific platforms, and documentary analysis with guiding documents. The instrument used to identify the perceptions of teachers was a questionnaire with eighteen questions, answered by ten teachers who work or have worked in Early Childhood Education. The results indicate that teachers in the Federal District understand that multiple languages are present in children's lives, in their daily lives, when they are part of a literate culture, highlighting the importance of Early Childhood Education in facilitating this process, providing experiences with different languages. As for pedagogical practices, the teachers' reports result from storytelling resources, conversation circles, playful activities, and others, respecting the individuality of each child and their process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.