Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JulianaMachadoTrindade_tcc.pdf929,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLouzada, Etienne Baldez-
dc.contributor.authorTrindade, Juliana Machado-
dc.identifier.citationTRINDADE, Juliana Machado. Práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal: um olhar para as múltiplas linguagens. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções de docentes sobre o trabalho com as linguagens na Educação Infantil, principalmente as que se relacionam com a cultura letrada em Brasília, no Distrito Federal (DF) – através de documentos orientadores nacional e local – SEEDF, e por meio de trabalhos acadêmicos de estudiosos da área (CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO; ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010; GOULART; MATA, 2016). A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza a observação participante, o levantamento bibliográfico em plataformas científicas, a análise documental com documentos orientadores. O questionário foi o instrumento escolhido para identificar as percepções das professoras e professores. Os resultados, com o total de 10 participantes, indicam como que as professoras e professores de Brasília (DF), entendem que as múltiplas linguagens se encontram presente na vida da criança, no seu cotidiano, no momento que fazem parte de uma cultura letrada, destacando a importância da Educação Infantil em facilitar esse processo, proporcionando experiências com diferentes linguagens. Quanto as práticas pedagógicas, os relatos das professoras e professores, resultam por recursos de contação de histórias, roda de conversas, atividades lúdicas e outros, respeitando a individualidade de cada criança e seu processo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e educaçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal : um olhar para as múltiplas linguagenspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T14:17:59Z-
dc.date.available2024-08-13T14:17:59Z-
dc.date.submitted2023-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39490-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this work is to analyze teachers' conceptions of working with languages in Early Childhood Education, especially those related to literate culture in the Federal District (DF) - through national and local guiding documents - SEEDF, and through academic works by scholars in the field (CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO; ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010; GOULART; MATA, 2016). The research is qualitative in nature, using participant observation, a bibliographic survey on scientific platforms, and documentary analysis with guiding documents. The instrument used to identify the perceptions of teachers was a questionnaire with eighteen questions, answered by ten teachers who work or have worked in Early Childhood Education. The results indicate that teachers in the Federal District understand that multiple languages are present in children's lives, in their daily lives, when they are part of a literate culture, highlighting the importance of Early Childhood Education in facilitating this process, providing experiences with different languages. As for pedagogical practices, the teachers' reports result from storytelling resources, conversation circles, playful activities, and others, respecting the individuality of each child and their process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.