Título: | Práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal : um olhar para as múltiplas linguagens |
Autor(es): | Trindade, Juliana Machado |
Orientador(es): | Louzada, Etienne Baldez |
Assunto: | Educação infantil Prática de ensino Pedagogos - prática profissional Linguagem e educação |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 13-Ago-2024 |
Referência: | TRINDADE, Juliana Machado. Práticas pedagógicas com as crianças na pré-escola do Distrito Federal: um olhar para as múltiplas linguagens. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções de docentes sobre o
trabalho com as linguagens na Educação Infantil, principalmente as que se relacionam com a
cultura letrada em Brasília, no Distrito Federal (DF) – através de documentos orientadores
nacional e local – SEEDF, e por meio de trabalhos acadêmicos de estudiosos da área
(CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO; ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010;
GOULART; MATA, 2016). A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza a observação
participante, o levantamento bibliográfico em plataformas científicas, a análise documental
com documentos orientadores. O questionário foi o instrumento escolhido para identificar as
percepções das professoras e professores. Os resultados, com o total de 10 participantes,
indicam como que as professoras e professores de Brasília (DF), entendem que as múltiplas
linguagens se encontram presente na vida da criança, no seu cotidiano, no momento que
fazem parte de uma cultura letrada, destacando a importância da Educação Infantil em
facilitar esse processo, proporcionando experiências com diferentes linguagens. Quanto as
práticas pedagógicas, os relatos das professoras e professores, resultam por recursos de
contação de histórias, roda de conversas, atividades lúdicas e outros, respeitando a
individualidade de cada criança e seu processo. |
Abstract: | The general objective of this work is to analyze teachers' conceptions of working with
languages in Early Childhood Education, especially those related to literate culture in the
Federal District (DF) - through national and local guiding documents - SEEDF, and through
academic works by scholars in the field (CORSINO, 2003; ESPÍNDOLA, 2021; BRANDÃO;
ROSA, 2010; BAPTISTA, 2010; GOULART; MATA, 2016). The research is qualitative in
nature, using participant observation, a bibliographic survey on scientific platforms, and
documentary analysis with guiding documents. The instrument used to identify the
perceptions of teachers was a questionnaire with eighteen questions, answered by ten teachers
who work or have worked in Early Childhood Education. The results indicate that teachers in
the Federal District understand that multiple languages are present in children's lives, in their daily lives, when they are part of a literate culture, highlighting the importance of Early
Childhood Education in facilitating this process, providing experiences with different
languages. As for pedagogical practices, the teachers' reports result from storytelling
resources, conversation circles, playful activities, and others, respecting the individuality of
each child and their process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.