Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MatheusSiqueira_RodrigoDeAraujo_tcc.pdf33,51 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTeixeira, Evandro Leonardo Silva-
dc.contributor.authorSiqueira, Matheus Amaral-
dc.contributor.authorAraújo, Rodrigo Alves de-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Matheus Amaral; ARAÚJO, Rodrigo Alves de. Instrumentation of a quarter-vehicle suspension test bench. 2023. 89 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa a instrumentação de uma bancada de testes da suspensão de um quarto de veículo. Para isso, o trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira delimita se à concepção do projeto, inicializando com o estudo de normas e bancadas comerciais para definir parâmetros a serem monitorados. A partir disso, tem-se a análise da bancada disponível, permitindo definir a instrumentação a ser integrada à bancada, incluindo sensores e mecanismos de segurança. Enquanto a segunda etapa consistiu em dar continuidade ao trabalho por meio da execução do projeto, aprimoramento da eletrônica embarcada, integração de sensores, aquisição de dados e atuadores. Além disso, tem-se a utilização de um controlador da válvula proporcional já desenvolvido em trabalhos anteriores. Ainda na segunda etapa, foi proposto um encapsulamento para a instrumentação que abriga módulos de aquisição, fontes e conexões, minimizando contato direto com o hardware e trazendo para o usuário foco na configuração de parâmetros do seu teste. Assim, desenvolveu-se uma interface homem-máquina que permite a configuração de testes por meio do sinal aplicado válvula proporcional e reproduz na bancada a excitação de pista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordSuspensão (Veículos)pt_BR
dc.titleInstrumentation of a quarter-vehicle suspension test benchpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-02T19:33:21Z-
dc.date.available2024-07-02T19:33:21Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39109-
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFortaleza, Eugênio Libório Feitosa-
dc.description.abstract1The present work aims at the instrumentation of a test bench for the suspension of a quarter car. To achieve this, the work was divided into two stages. The first one delimits the design of the project, starting with the study of standards and commercial benches to define param eters to be monitored. From this, it was made an analysis of the available bench, allowing to define the instrumentation to be integrated into it, including sensors and security mecha nisms. While the second stage consists of continuing the previous execution project, adding improvements to the embedded system, integration between sensors, data acquisition, and actuators. Furthermore, there is the use of a proportional valve controller already developed in previous works. Still, in the second stage, it was proposed an encapsulation for the in strumentation that holds acquisition modules, sources, and connections, minimizing direct contact with the hardware and bringing the user focus on setting up the test parameters. For this reason, a human-machine interface was developed to allow the configuration of tests through the signal applied to a proportional valve and reproduces the road excitation on the bench.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.