Título: | Otimização de parâmetros para modelo aeroelástico de asa reta engastada em túnel de vento |
Autor(es): | Oliveira, Gabriel Sabino de |
Orientador(es): | Martins, Polliana Candida Oliveira |
Coorientador(es): | Mendes, Rafael Castilho Faria |
Assunto: | Aeroelasticidade Aeronaves Flutter (Engenharia aeroespacial) |
Data de apresentação: | 14-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Mai-2024 |
Referência: | OLIVEIRA, Gabriel Sabino de. Otimização de parâmetros para modelo aeroelástico de asa reta engastada em túnel de vento. 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Flutter representa um fenômeno de instabilidade estrutural dinâmica, tornando a análise
da estabilidade aeroelástica dinâmica crucial. Dessa forma, é proposto a análise do fenô meno aeroelástico utilizando modelos de otimização matemática, com foco no fenômeno
aeroelástico de flutter. O trabalho tem como objetivo principal desenvolver um modelo
matemático de otimização para configurar uma asa retangular suscetível ao flutter em
experimentos de túnel de vento. Os objetivos específicos incluem uma revisão teórica
abrangente sobre flutter, a formulação de um problema matemático de otimização consi derando as dimensões e propriedades da asa como variáveis de projeto, e a representação
das dimensões do túnel de vento como restrições. Para isso, realizou-se uma revisão teórica
sobre aeroelasticidade e otimização, resultando na determinação das equações aeroelás ticas para o estudo do fenômeno. A implementação do modelo matemático ocorreu no
MATLAB®
, fazendo uso da função fmincon. Os resultados indicaram que o algoritmo de
otimização obteve valores ótimos para as variáveis de projeto. Dessa forma, o trabalho
fornece dados teóricos para abordagens experimentais. Os resultados obtidos atendem
aos objetivos propostos, evidenciando a relevância da otimização matemática na análise
aeroelástica. |
Abstract: | Flutter represents a dynamic structural instability phenomenon, making the analysis of
dynamic aeroelastic stability crucial. Thus, the analysis of the aeroelastic phenomenon is
proposed using mathematical optimization models, focusing on the flutter phenomenon.
The main objective of the work is to develop a mathematical optimization model to
configure a rectangular wing susceptible to flutter in wind tunnel experiments. Specific
objectives include a comprehensive theoretical review of flutter, the formulation of a math ematical optimization problem considering wing dimensions and properties as design vari ables, and the representation of wind tunnel dimensions as constraints. To achieve this,
a theoretical review of aeroelasticity and optimization was conducted, resulting in the
determination of aeroelastic equations for the study of the phenomenon. The implemen tation of the mathematical model occurred in MATLAB®
, using the fmincon function.
The results indicated that the optimization algorithm obtained optimal values for the de sign variables. Thus, the work provides theoretical data for experimental approaches. The
obtained results meet the proposed objectives, highlighting the relevance of mathematical
optimization in aeroelastic analysis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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