Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThamiresDeLucasCamacho_tcc.pdf434,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre o fenômeno do superendividamento : a renegociação de dívidas à luz do Código de Defesa do Consumidor
Autor(es): Camacho, Thamires de Lucas
Orientador(es): Pereira Filho, Benedito Cerezzo
Assunto: Brasil. Lei n. 14.181, de 1º de julho de 2021
Consumidores
Direito do consumidor
Crédito
Data de apresentação: 8-Dez-2023
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: CAMACHO, Thamires de Lucas. Análise sobre o fenômeno do superendividamento: a renegociação de dívidas à luz do Código de Defesa do Consumidor. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia analisa as implicações da Lei 14.181/2021 no ordenamento jurídico brasileiro e destaca sua aplicação para a repactuação de dívidas de consumidores como estratégia para enfrentar o superendividamento no Brasil. Nesse sentido, é demonstrado que a legislação possui potencial para promover alívio financeiro e reintegração responsável dos superendividados ao sistema financeiro. Destaca-se também a prevenção a contratos desproporcionais, assim como a participação ativa do Estado na tentativa de melhora do panorama, como se observa pela implementação do programa Desenrola Brasil. Por fim, é entendido que a Lei em análise é um marco no assunto e tenta proporcionar uma resposta abrangente para o enfrentamento dos desafios do superendividamento do país, porém ainda não apresenta resultados satisfatórios, uma vez que o número de superendividados continuou a crescer exponencialmente mesmo após sua promulgação.
Abstract: This monograph examines the implications of Law 14,181/2021 in the Brazilian legal system, emphasizing its application for the renegotiation of consumer debts as a strategy to tackle overindebtedness in Brazil. In this regard, it is demonstrated that the legislation has the potential to promote financial relief and the responsible reintegration of overindebted individuals into the financial system. The prevention of disproportionate contracts is also highlighted, along with the active participation of the State in attempting to improve the scenery, as evidenced by the implementation of the Desenrola Brazil program. Finally, it is understood that the law under analysis is a milestone in the attempt to provide a comprehensive response to the challenges of overindebtedness in the country. However, it has not yet yielded satisfactory results, as the number of overindebted individuals continued to grow exponentially even after its promulgation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.