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Título: Principais dispositivos legais que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e Distrito Federal
Autor(es): Santos, Sarah Souza dos
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo
Políticas públicas
Pessoas com deficiência - educação
Transtorno do espectro autista
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 30-Jan-2024
Referência: SANTOS, Sarah Souza dos. Principais dispositivos legais que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e Distrito Federal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo trata de uma temática pertinente ao campo da educação e tem no autismo e nos direitos da pessoa autista o principal foco. Ele surge da necessidade de construir um trabalho que pudesse servir de banco de consulta para os demais colegas professores acerca das leis e outros dispositivos legais. Seu objetivo geral é compreender os principais dispositivos legais que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e no Distrito Federal. Para tal, busca-se, especificamente, investigar como se deu o conceito de autismo ao longo dos anos e realizar um levantamento dos diferentes dispositivos legais que possibilitam a garantia dos direitos da pessoa autista. O procedimento de pesquisa utilizado é um exercício de análise documental que foi realizada por meio de consulta a materiais documentais que registram as leis de alcance nacional e da unidade federativa do Distrito Federal. Conclui-se que as variedades de dispositivos legais disponíveis foram possíveis graças aos movimentos sociais levantados em defesa do direito de grupos minoritários que trouxeram mais visibilidade a causa autista. Porém, ainda há a necessidade de maior comprometimento da sociedade na efetivação desses direitos, a fim de que o sujeito autista seja acolhido em sua integralidade.
Abstract: This article deals with a theme pertinent to the field of education and has autism and the rights of the autistic person as its main focus. It arises from the need to build a work that could serve as a reference bank for other fellow teachers about laws and other legal provisions. Its general objective is to understand the main legal provisions that guarantee social, human and cultural rights of autistic people in Brazil and in the Federal District. To this end, it is specifically sought to investigate how the concept of autism has developed over the years and to carry out a survey of the different legal provisions that make it possible to guarantee the rights of autistic people. The research procedure used is an exercise of documentary analysis that was carried out through the consultation of documentary materials that record the laws of national scope and the federative unit of the Federal District. It is concluded that the varieties of legal provisions available were made possible by the social movements raised in defense of the right of minority groups that brought more visibility to the autistic cause. However, there is still a need for greater commitment of society in the realization of these rights, so that the autistic subject is welcomed in its entirety.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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