Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Santos, Sarah Souza dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sarah Souza dos. Principais dispositivos legais que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e Distrito Federal. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata de uma temática pertinente ao campo da educação e tem no autismo e nos
direitos da pessoa autista o principal foco. Ele surge da necessidade de construir um trabalho
que pudesse servir de banco de consulta para os demais colegas professores acerca das leis e
outros dispositivos legais. Seu objetivo geral é compreender os principais dispositivos legais
que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e no Distrito
Federal. Para tal, busca-se, especificamente, investigar como se deu o conceito de autismo ao
longo dos anos e realizar um levantamento dos diferentes dispositivos legais que possibilitam
a garantia dos direitos da pessoa autista. O procedimento de pesquisa utilizado é um exercício
de análise documental que foi realizada por meio de consulta a materiais documentais que
registram as leis de alcance nacional e da unidade federativa do Distrito Federal. Conclui-se
que as variedades de dispositivos legais disponíveis foram possíveis graças aos movimentos
sociais levantados em defesa do direito de grupos minoritários que trouxeram mais visibilidade
a causa autista. Porém, ainda há a necessidade de maior comprometimento da sociedade na
efetivação desses direitos, a fim de que o sujeito autista seja acolhido em sua integralidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | Principais dispositivos legais que garantem direitos sociais, humanos e culturais das pessoas autistas no Brasil e Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T12:06:39Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T12:06:39Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37462 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article deals with a theme pertinent to the field of education and has autism and the rights of
the autistic person as its main focus. It arises from the need to build a work that could serve as a
reference bank for other fellow teachers about laws and other legal provisions. Its general objective
is to understand the main legal provisions that guarantee social, human and cultural rights of autistic
people in Brazil and in the Federal District. To this end, it is specifically sought to investigate how
the concept of autism has developed over the years and to carry out a survey of the different legal
provisions that make it possible to guarantee the rights of autistic people. The research procedure
used is an exercise of documentary analysis that was carried out through the consultation of
documentary materials that record the laws of national scope and the federative unit of the Federal
District. It is concluded that the varieties of legal provisions available were made possible by the
social movements raised in defense of the right of minority groups that brought more visibility to
the autistic cause. However, there is still a need for greater commitment of society in the realization
of these rights, so that the autistic subject is welcomed in its entirety. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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