Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KettrinHelenaSilvaFelixSantos_tcc.pdf75,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta para trabalhar fotografias na educação infantil; RegistrAção : as Infâncias pelas lentes
Autor(es): Santos, Kéttrin Helena Silva Félix dos
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Educação infantil
Fotografia
Fotografia na educação
Cartilhas
Data de apresentação: 19-Jul-2023
Data de publicação: 26-Jan-2024
Referência: SANTOS, Kéttrin Helena Silva Félix dos. Proposta para trabalhar fotografias na educação infantil; RegistrAção: as Infâncias pelas lentes. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os registros fotográficos podem ser utilizados como dispositivo pedagógico no cotidiano com as crianças pequenas na Educação Infantil. Para tanto, confere-se a ela a abordagem qualitativa, além de se pautar na pesquisa-ação, tendo como principais técnicas a observação participante realizada em 2023 em uma instituição educativa particular de Brasília-DF e a entrevista semi-estruturada com duas professoras da mesma escola. Foram utilizadas para o seguimento da pesquisa, principalmente as autoras Etienne Samain (2012), Luciana Ostetto (2017) e Carla Rinaldi (2019), que discutem propriamente sobre as imagens e os registros na Educação Infantil. A pesquisa resultou em uma nova perspectiva para a fotografia, entendendo-a como possibilidade de diálogo, partilha, autoria e revisitação, tanto para os educadores, como para as crianças. Entendendo, a importância de um novo olhar para os registros fotográficos no cotidiano com as crianças pequenas, discutiu-se as possibilidades destes no que tange o planejamento, a avaliação e a formação, além da produção de uma cartilha educativa, a fim de que a troca de saberes entre educadores seja efetiva e ampliada.
Abstract: This research aimed to understand how the photographic records can be used as a pedagogical device in early childhood education, especially with regard to planning, evaluation and training. To this end, it is based on a qualitative approach, in addition to being based on action research, and its main techniques were participant observation in a private educational institution and semi-structured interviews with two teachers from the same school. The authors Etienne Samain (2012), Luciana Ostetto (2017) and Carla Rinaldi (2019), who discuss properly about images and records in Early Childhood Education, were used to follow up the research. The research resulted in a new perspective for photography, understanding it as a possibility for dialogue, sharing, authorship and revisiting, both for educators and children. Understanding, thus, the importance of a new look for the photographic records in the everyday life with young children, an educational booklet was produced, so that the exchange of knowledge among educators is effective and expanded.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.