Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Santos, Kéttrin Helena Silva Félix dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kéttrin Helena Silva Félix dos. Proposta para trabalhar fotografias na educação infantil; RegistrAção: as Infâncias pelas lentes. 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender de que forma os registros fotográficos
podem ser utilizados como dispositivo pedagógico no cotidiano com as crianças pequenas na
Educação Infantil. Para tanto, confere-se a ela a abordagem qualitativa, além de se pautar na
pesquisa-ação, tendo como principais técnicas a observação participante realizada em 2023
em uma instituição educativa particular de Brasília-DF e a entrevista semi-estruturada com
duas professoras da mesma escola. Foram utilizadas para o seguimento da pesquisa,
principalmente as autoras Etienne Samain (2012), Luciana Ostetto (2017) e Carla Rinaldi
(2019), que discutem propriamente sobre as imagens e os registros na Educação Infantil. A
pesquisa resultou em uma nova perspectiva para a fotografia, entendendo-a como
possibilidade de diálogo, partilha, autoria e revisitação, tanto para os educadores, como para
as crianças. Entendendo, a importância de um novo olhar para os registros fotográficos no
cotidiano com as crianças pequenas, discutiu-se as possibilidades destes no que tange o
planejamento, a avaliação e a formação, além da produção de uma cartilha educativa, a fim
de que a troca de saberes entre educadores seja efetiva e ampliada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartilhas | pt_BR |
dc.title | Proposta para trabalhar fotografias na educação infantil; RegistrAção : as Infâncias pelas lentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T18:54:14Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T18:54:14Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37412 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand how the photographic records can be used as a
pedagogical device in early childhood education, especially with regard to planning,
evaluation and training. To this end, it is based on a qualitative approach, in addition to being
based on action research, and its main techniques were participant observation in a private
educational institution and semi-structured interviews with two teachers from the same
school. The authors Etienne Samain (2012), Luciana Ostetto (2017) and Carla Rinaldi (2019),
who discuss properly about images and records in Early Childhood Education, were used to
follow up the research. The research resulted in a new perspective for photography,
understanding it as a possibility for dialogue, sharing, authorship and revisiting, both for
educators and children. Understanding, thus, the importance of a new look for the
photographic records in the everyday life with young children, an educational booklet was
produced, so that the exchange of knowledge among educators is effective and expanded. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|