Título: | Tempo livre, educação e trabalho: olhares de jovens aprendizes |
Autor(es): | Silva, Geovana Medeiros |
Orientador(es): | Silva, Caetana Juracy Rezende |
Assunto: | Jovens - trabalho Educação e trabalho Consumo Alienação (Filosofia) |
Data de apresentação: | 12-Jul-2023 |
Data de publicação: | 25-Set-2023 |
Referência: | SILVA, Geovana Medeiros. Tempo livre, educação e trabalho: olhares de jovens aprendizes. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Atualmente, as juventudes urbanas estão cercadas pelo consumo, alienação e
preocupações com relação ao futuro. Os jovens, filhos do proletariado, estão tendo
que se desdobrar para conciliar tempos de atividades domésticas, estudo e
trabalho, isso quando estão matriculados na Educação Básica. Tempo livre de
autocondicionamento e fruição são deixadas em segundo plano. Nesse sentido,
este estudo dedica-se à compreensão das relações entre trabalho, educação e
tempo livre pelos olhares de jovens que vivenciam rotinas e condições típicas dos
grandes centros urbanos, em particular, a necessidade de longos deslocamentos
em função das atividades de estudo e trabalho. O objetivo é analisar os impactos da
ausência de tempo livre para os jovens aprendizes, suas percepções e olhares.
Para tanto, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica sobre as temáticas
discutidas e estudo de campo, elegendo como público, jovens que atuaram no
programa de aprendizagem e que realizam grandes deslocamentos como usuários
de transporte coletivo. O estudo acerca do tempo livre foi desenvolvido utilizando
autores como Frigotto (2005), Aquino; De Oliveira Martins (2007) e Adorno (1995).
Adotou-se como referência as contribuições de Kuenzer (1985) para as noções de
educação e trabalho, e Nunes; Weller (2014) e Abramo; Venturi; Corrochano (2020)
nas pesquisas em juventudes. Após a análise dos dados apresentados no estudo,
conclui-se que, apesar da tentativa do programa de aprendizagem na inserção dos
jovens no mercado de trabalho, para aqueles com desfavorecimento
socioeconômico o programa tem outra finalidade: emergência financeira, indo de
desencontro com os objetivos do programa. Foi possível identificar estratégias que
os jovens utilizam na tentativa da otimização do tempo, almoçar no transporte
público e realizar atividades escolares à noite, fazem parte de suas rotinas. Além
disso, barreiras como a falta de espaços públicos voltadas ao lazer nas periferias
esbarram na possibilidade do quase ausente tempo livre dos jovens periféricos. |
Abstract: | Nowadays, consumerism, alienation, and worries about the future surround urban
youth. Young people - children of the proletariat - must work hard to reconcile time
for domestic activities, labor, and study if they are in elementary school. Free time for
self-conditioning and enjoyment is in the second plan. In this sense, this study aims
to understand the relationships between work, education, and free time through the
eyes of young people who experience routines and conditions typical of large urban
centers, particularly the need for long commutes due to study and work activities.
The objective is to analyze the impacts of the absence of free time for young
apprentices, their perceptions, and their views. To do so, we use bibliographic
research on the themes discussed and field studies, electing as research
participants young people who worked in the apprenticeship program and traveled
long commutes on public transportation. The investigation of free time uses authors
such as Frigotto (2005), Aquino, De Oliveira Martins (2007), and Adorno (1995). We
adopted as reference the contributions of Kuenzer (1985) for the notions of word and
education, and Nunes; Weller (2014) and Abramo; Venturi; Corrochano (2020) in
research on youth. After analyzing the data presented in the study, it concluded
despite the apprenticeship program's attempt to insert young people into the labor
market, for those with socioeconomic disadvantage, the program has another
purpose: financial emergency, going against the program's objectives. It was
possible to identify strategies that young people use to optimize their time: having
lunch on public transportation and doing school activities at night are part of their
routine. In addition, barriers such as the lack of public spaces for leisure in the
suburbs harm possibility of enjoying free time for young people. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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