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dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorSilva, Geovana Medeiros-
dc.identifier.citationSILVA, Geovana Medeiros. Tempo livre, educação e trabalho: olhares de jovens aprendizes. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, as juventudes urbanas estão cercadas pelo consumo, alienação e preocupações com relação ao futuro. Os jovens, filhos do proletariado, estão tendo que se desdobrar para conciliar tempos de atividades domésticas, estudo e trabalho, isso quando estão matriculados na Educação Básica. Tempo livre de autocondicionamento e fruição são deixadas em segundo plano. Nesse sentido, este estudo dedica-se à compreensão das relações entre trabalho, educação e tempo livre pelos olhares de jovens que vivenciam rotinas e condições típicas dos grandes centros urbanos, em particular, a necessidade de longos deslocamentos em função das atividades de estudo e trabalho. O objetivo é analisar os impactos da ausência de tempo livre para os jovens aprendizes, suas percepções e olhares. Para tanto, optamos pela realização de pesquisa bibliográfica sobre as temáticas discutidas e estudo de campo, elegendo como público, jovens que atuaram no programa de aprendizagem e que realizam grandes deslocamentos como usuários de transporte coletivo. O estudo acerca do tempo livre foi desenvolvido utilizando autores como Frigotto (2005), Aquino; De Oliveira Martins (2007) e Adorno (1995). Adotou-se como referência as contribuições de Kuenzer (1985) para as noções de educação e trabalho, e Nunes; Weller (2014) e Abramo; Venturi; Corrochano (2020) nas pesquisas em juventudes. Após a análise dos dados apresentados no estudo, conclui-se que, apesar da tentativa do programa de aprendizagem na inserção dos jovens no mercado de trabalho, para aqueles com desfavorecimento socioeconômico o programa tem outra finalidade: emergência financeira, indo de desencontro com os objetivos do programa. Foi possível identificar estratégias que os jovens utilizam na tentativa da otimização do tempo, almoçar no transporte público e realizar atividades escolares à noite, fazem parte de suas rotinas. Além disso, barreiras como a falta de espaços públicos voltadas ao lazer nas periferias esbarram na possibilidade do quase ausente tempo livre dos jovens periféricos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJovens - trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEducação e trabalhopt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordAlienação (Filosofia)pt_BR
dc.titleTempo livre, educação e trabalho: olhares de jovens aprendizespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T13:25:29Z-
dc.date.available2023-09-25T13:25:29Z-
dc.date.submitted2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36073-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Nowadays, consumerism, alienation, and worries about the future surround urban youth. Young people - children of the proletariat - must work hard to reconcile time for domestic activities, labor, and study if they are in elementary school. Free time for self-conditioning and enjoyment is in the second plan. In this sense, this study aims to understand the relationships between work, education, and free time through the eyes of young people who experience routines and conditions typical of large urban centers, particularly the need for long commutes due to study and work activities. The objective is to analyze the impacts of the absence of free time for young apprentices, their perceptions, and their views. To do so, we use bibliographic research on the themes discussed and field studies, electing as research participants young people who worked in the apprenticeship program and traveled long commutes on public transportation. The investigation of free time uses authors such as Frigotto (2005), Aquino, De Oliveira Martins (2007), and Adorno (1995). We adopted as reference the contributions of Kuenzer (1985) for the notions of word and education, and Nunes; Weller (2014) and Abramo; Venturi; Corrochano (2020) in research on youth. After analyzing the data presented in the study, it concluded despite the apprenticeship program's attempt to insert young people into the labor market, for those with socioeconomic disadvantage, the program has another purpose: financial emergency, going against the program's objectives. It was possible to identify strategies that young people use to optimize their time: having lunch on public transportation and doing school activities at night are part of their routine. In addition, barriers such as the lack of public spaces for leisure in the suburbs harm possibility of enjoying free time for young people.pt_BR
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