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Título: Educação inclusiva e diferenciação pedagógica : concepções de professores do bloco inicial de alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal
Autor(es): Freitas, Conceição de Maria Lopes
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Educação inclusiva
Brasília (DF) - educação
Escolas públicas
Alfabetização
Data de apresentação: 18-Fev-2023
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: FREITAS, Conceição de Maria Lopes. Educação inclusiva e diferenciação pedagógica: concepções de professores do bloco inicial de alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 156 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho situa-se na temática da Educação Inclusiva e da Diferenciação Pedagógica, e tem como objetivo conhecer quais são as concepções dos professores do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal quanto às duas temáticas. A Educação Inclusiva tem como eixo central uma educação para todos com base em princípios, entre eles, o princípio da diferença, de acordo com MANTOAN (2003). A Diferenciação Pedagógica emerge como uma perspectiva didática que visa atender as necessidades educacionais de todos, sobretudo dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, a fim de potencializar as aprendizagens e evitar o fracasso escolar (PERRENOUD, 2001). A partir da delimitação desses dois conceitos, a pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e procedeu-se à utilização de dois instrumentos de geração de dados: a) análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola em que as professoras trabalham; b) entrevistas narrativas de três professoras, as quais lecionam cada uma para um ano diferente -1º, 2º e 3º ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I - conhecido no Distrito Federal como BIA. A realização das entrevistas, bem como a análise seguiram a proposta do autor Fritz Schütze. Os resultados obtidos no primeiro bloco das entrevistas (Formação Acadêmica e Profissional) revelam motivações diferenciadas para ingressar no magistério, bem como para permanecer na carreira, mas existe algo em comum: todas têm cursos específicos no campo da Educação Especial, tais como: TEA (Transtorno do Espectro Autista), Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla, AEE (Atendimento Educacional Especializado). Entretanto, não foram citados cursos de formação continuada sobre Educação na perspectiva da Educação Inclusiva como um campo de estudo abrangente, no qual a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva faz parte, sobretudo, cujos estudos e pesquisas podem contribuir para a inclusão de todos. O segundo bloco (Relação professor-estudante-gestão e as diferenças) mostrou que as professoras possuem concepções de Educação Inclusiva que se referem à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e à Integração Escolar dos estudantes. E a análise do terceiro bloco (Organização do Trabalho Pedagógico) revelou que algumas das práticas pedagógicas de diferenciação pedagógica realizadas pelas professoras são direcionadas aos estudantes públicoalvo da Educação Especial ou aos estudantes com dificuldade de aprendizagem. Além disso, a análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que diz respeito à Inclusão também se refere aos aspectos da Educação Especial e da Integração dos estudantes. Desse modo, infere-se que há um alinhamento de percepções entre o documento norteador da escola e as práticas das professoras na sala de aula, os quais corroboram para a realização de práticas de discriminação negativa, conforme Castel (2008).
Abstract: This work is located in the theme of Inclusive Education and Pedagogical Differentiation, and aims to know what are the conceptions of the teachers of the Initial Literacy Block (BIA) of a public school in the Federal District regarding the two themes. The central axis of Inclusive Education is an education for all based on principles, among them, the principle of difference, according to MANTOAN (2003). The Pedagogical Differentiation emerges as a teaching perspective that aims to meet the educational needs of all, especially students with learning difficulties, in order to enhance learning and prevent school failure (PERRENOUD, 2001). Based on the delimitation of these two concepts, the research was guided by the qualitative approach and proceeded to the use of two instruments of data generation: a) document analysis of the Pedagogical Policy Project of the school where the teachers work; b) narrative interviews of three teachers, each one teaching a different year - 1st, 2nd and 3rd year of the first cycle of Basic Education I - known in the Federal District as BIA. The interviews and analysis followed the proposal of the author Fritz Schütze. The results obtained in the first block of interviews (Academic and Professional Training) reveal different motivations for entering the teaching profession, as well as for remaining in the career, but there is something in common: all have specific courses in the field of Special Education, such as: ASD (Autistic Spectrum Disorder), Intellectual Disability, Multiple Disabilities, AEE (Specialized Educational Service). However, no continuing education courses on Education from the perspective of Inclusive Education were cited as a comprehensive field of study, in which Special Education from the Inclusive Perspective is part, especially, whose studies and research can contribute to the inclusion of all. The second block (Relationship teacher-student-management and differences) showed that teachers have conceptions of Inclusive Education that refer to Special Education from the Perspective of Inclusive Education and School Integration of students. And the analysis of the third block (Organization of Pedagogical Work) revealed that some of the pedagogical differentiation practices performed by teachers are directed to students targeted for Special Education or students with learning difficulties. In addition, the analysis of the Pedagogical Policy Project of the school regarding Inclusion also refers to aspects of Special Education and Integration of students. Thus, it is inferred that there is an alignment of perceptions between the school's guiding document and the teachers' practices in the classroom, which corroborate the implementation of negative discrimination practices, according to Castel (2008).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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