Título: | Educação inclusiva e diferenciação pedagógica : concepções de professores do bloco inicial de alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal |
Autor(es): | Freitas, Conceição de Maria Lopes |
Orientador(es): | Zardo, Sinara Pollom |
Assunto: | Educação inclusiva Brasília (DF) - educação Escolas públicas Alfabetização |
Data de apresentação: | 18-Fev-2023 |
Data de publicação: | 22-Set-2023 |
Referência: | FREITAS, Conceição de Maria Lopes. Educação inclusiva e diferenciação pedagógica: concepções de professores do bloco inicial de alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal. 2023. 156 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho situa-se na temática da Educação Inclusiva e da Diferenciação Pedagógica,
e tem como objetivo conhecer quais são as concepções dos professores do Bloco Inicial de
Alfabetização (BIA) de uma escola pública do Distrito Federal quanto às duas temáticas. A
Educação Inclusiva tem como eixo central uma educação para todos com base em princípios,
entre eles, o princípio da diferença, de acordo com MANTOAN (2003). A Diferenciação
Pedagógica emerge como uma perspectiva didática que visa atender as necessidades
educacionais de todos, sobretudo dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, a fim de
potencializar as aprendizagens e evitar o fracasso escolar (PERRENOUD, 2001). A partir da
delimitação desses dois conceitos, a pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e
procedeu-se à utilização de dois instrumentos de geração de dados: a) análise documental do
Projeto Político Pedagógico da escola em que as professoras trabalham; b) entrevistas narrativas
de três professoras, as quais lecionam cada uma para um ano diferente -1º, 2º e 3º ano do
primeiro ciclo do Ensino Fundamental I - conhecido no Distrito Federal como BIA. A
realização das entrevistas, bem como a análise seguiram a proposta do autor Fritz Schütze. Os
resultados obtidos no primeiro bloco das entrevistas (Formação Acadêmica e Profissional)
revelam motivações diferenciadas para ingressar no magistério, bem como para permanecer na
carreira, mas existe algo em comum: todas têm cursos específicos no campo da Educação
Especial, tais como: TEA (Transtorno do Espectro Autista), Deficiência Intelectual, Deficiência
Múltipla, AEE (Atendimento Educacional Especializado). Entretanto, não foram citados cursos
de formação continuada sobre Educação na perspectiva da Educação Inclusiva como um campo
de estudo abrangente, no qual a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva faz parte,
sobretudo, cujos estudos e pesquisas podem contribuir para a inclusão de todos. O segundo
bloco (Relação professor-estudante-gestão e as diferenças) mostrou que as professoras possuem
concepções de Educação Inclusiva que se referem à Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva e à Integração Escolar dos estudantes. E a análise do terceiro bloco
(Organização do Trabalho Pedagógico) revelou que algumas das práticas pedagógicas de
diferenciação pedagógica realizadas pelas professoras são direcionadas aos estudantes públicoalvo da Educação Especial ou aos estudantes com dificuldade de aprendizagem. Além disso, a
análise do Projeto Político Pedagógico da escola no que diz respeito à Inclusão também se refere
aos aspectos da Educação Especial e da Integração dos estudantes. Desse modo, infere-se que
há um alinhamento de percepções entre o documento norteador da escola e as práticas das
professoras na sala de aula, os quais corroboram para a realização de práticas de discriminação
negativa, conforme Castel (2008). |
Abstract: | This work is located in the theme of Inclusive Education and Pedagogical Differentiation, and
aims to know what are the conceptions of the teachers of the Initial Literacy Block (BIA) of a
public school in the Federal District regarding the two themes. The central axis of Inclusive
Education is an education for all based on principles, among them, the principle of difference,
according to MANTOAN (2003). The Pedagogical Differentiation emerges as a teaching
perspective that aims to meet the educational needs of all, especially students with learning
difficulties, in order to enhance learning and prevent school failure (PERRENOUD, 2001).
Based on the delimitation of these two concepts, the research was guided by the qualitative
approach and proceeded to the use of two instruments of data generation: a) document analysis
of the Pedagogical Policy Project of the school where the teachers work; b) narrative interviews
of three teachers, each one teaching a different year - 1st, 2nd and 3rd year of the first cycle of
Basic Education I - known in the Federal District as BIA. The interviews and analysis followed
the proposal of the author Fritz Schütze. The results obtained in the first block of interviews
(Academic and Professional Training) reveal different motivations for entering the teaching
profession, as well as for remaining in the career, but there is something in common: all have
specific courses in the field of Special Education, such as: ASD (Autistic Spectrum Disorder),
Intellectual Disability, Multiple Disabilities, AEE (Specialized Educational Service). However,
no continuing education courses on Education from the perspective of Inclusive Education were
cited as a comprehensive field of study, in which Special Education from the Inclusive
Perspective is part, especially, whose studies and research can contribute to the inclusion of all.
The second block (Relationship teacher-student-management and differences) showed that
teachers have conceptions of Inclusive Education that refer to Special Education from the
Perspective of Inclusive Education and School Integration of students. And the analysis of the
third block (Organization of Pedagogical Work) revealed that some of the pedagogical
differentiation practices performed by teachers are directed to students targeted for Special
Education or students with learning difficulties. In addition, the analysis of the Pedagogical
Policy Project of the school regarding Inclusion also refers to aspects of Special Education and
Integration of students. Thus, it is inferred that there is an alignment of perceptions between the
school's guiding document and the teachers' practices in the classroom, which corroborate the
implementation of negative discrimination practices, according to Castel (2008). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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