Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnyCarolineLopesDaSilva_tcc.pdf445,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O luto e a criança : uma revisão da literatura acerca dessa experiência na infância
Autor(es): Silva, Any Caroline Lopes da Silva
Orientador(es): Maia, Hélio José Santos
Assunto: Luto - aspectos psicológicos
Psicologia educacional
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Nov-2022
Referência: SILVA, Any Caroline Lopes da Silva. O luto e a criança: uma revisão da literatura acerca dessa experiência na infância. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, tem por objetivo compreender como se manifesta o luto na infância, bem como promover um debate no que se refere a essa temática, trazendo como ponto a ser discutido a escola frente a crianças que vivenciam um processo de luto. Neste contexto, primeiramente foi realizado uma contextualização sobre o tema, abordando o recorte histórico acerca da morte, como a criança se relaciona com este fenômeno, a conceituação do luto na infância e o papel da escola frente a essa situação. Em seguida, foram analisadas produções acadêmicas que abordam essa temática tanto na escola, quanto na clínica psiquiátrica e na psicoterapia. Como resultado, percebemos a importância do trabalho em conjunto realizado pela família, pelo acompanhamento psicoterápico e no contexto escolar no trabalho com crianças enlutas, além da necessidade da escola e dos professores trazerem à tona de modo mais frequente discussões acerca da morte e do luto.
Abstract: The present research, carried out through a bibliographic review, aims to understand how grief is manifested in childhood, as well as to promote a debate regarding this theme, bringing as a point to be discussed the school in front of children who experience a grieving process. In this context, firstly, a contextualization was carried out on the subject, addressing the historical background about death, how the child relates to this phenomenon, the conceptualization of grief in childhood and the role of the school in this situation. Then, academic productions that address this issue were analyzed both at school, in the psychiatric clinic and in psychotherapy. As a result, we realized the importance of working together by the family, by psychotherapeutic monitoring and in the school context in working with bereaved children, in addition to the need for the school and teachers to bring up discussions about death and grief more frequently.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.