Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnyCarolineLopesDaSilva_tcc.pdf445,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSilva, Any Caroline Lopes da Silva-
dc.identifier.citationSILVA, Any Caroline Lopes da Silva. O luto e a criança: uma revisão da literatura acerca dessa experiência na infância. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, tem por objetivo compreender como se manifesta o luto na infância, bem como promover um debate no que se refere a essa temática, trazendo como ponto a ser discutido a escola frente a crianças que vivenciam um processo de luto. Neste contexto, primeiramente foi realizado uma contextualização sobre o tema, abordando o recorte histórico acerca da morte, como a criança se relaciona com este fenômeno, a conceituação do luto na infância e o papel da escola frente a essa situação. Em seguida, foram analisadas produções acadêmicas que abordam essa temática tanto na escola, quanto na clínica psiquiátrica e na psicoterapia. Como resultado, percebemos a importância do trabalho em conjunto realizado pela família, pelo acompanhamento psicoterápico e no contexto escolar no trabalho com crianças enlutas, além da necessidade da escola e dos professores trazerem à tona de modo mais frequente discussões acerca da morte e do luto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLuto - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleO luto e a criança : uma revisão da literatura acerca dessa experiência na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T13:57:08Z-
dc.date.available2022-11-23T13:57:08Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32615-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present research, carried out through a bibliographic review, aims to understand how grief is manifested in childhood, as well as to promote a debate regarding this theme, bringing as a point to be discussed the school in front of children who experience a grieving process. In this context, firstly, a contextualization was carried out on the subject, addressing the historical background about death, how the child relates to this phenomenon, the conceptualization of grief in childhood and the role of the school in this situation. Then, academic productions that address this issue were analyzed both at school, in the psychiatric clinic and in psychotherapy. As a result, we realized the importance of working together by the family, by psychotherapeutic monitoring and in the school context in working with bereaved children, in addition to the need for the school and teachers to bring up discussions about death and grief more frequently.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.