Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LigiaGoncalvesMuchagata_tcc.pdf323,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Extensão universitária como pilar de formação docente
Autor(es): Muchagata, Lígia Gonçalves
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Extensão universitária
Docência em formação
Pedagogos - formação
Data de publicação: 5-Set-2022
Referência: MUCHAGATA, Lígia Gonçalves. Extensão universitária como pilar de formação docente. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender como a extensão universitária contribui na formação docente inicial e surge de uma pergunta que busca o significado da extensão na formação universitária. Ele foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, realizada em quatro plataformas de busca: Scielo, CAPES, AGUIA e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: história da extensão universitária, conceito de extensão, formação docente inicial e curricularização da extensão. Ao analisar a informação coletada na revisão bibliográfica, reunimos elementos para demonstrar a importância da prática extensionista e das experiências práticas de docência durante a formação inicial nos cursos de licenciatura, e, nesse caso específico, as potencialidades da prática extensionista na formação inicial de estudantes de Pedagogia. Essa investigação ratifica a necessidade de extensionalizarmos o currículo, como forma de ampliar os espaços de formação e diversificar as aprendizagens necessárias para o trabalho pedagógico com crianças. Por conseguinte, apresenta a extensão integrada ao currículo.
Abstract: This term paper has as its objective to comprehend how the university extension contributes in the initial teacher education, and comes from a question that seeks for the meaning of extension in the university education. It was developed by a literature review, made in four search platforms: Scielo, CAPES, AGUIA and Google Academic, with the use of the following descriptors: history of university extension, concept of extension, initial teacher education and curricularization of extension. Analyzing the data collected in the literature review, we gathered elements to show the importance of the extension practice and practical teaching experience during the initial education in licentiate courses, and in this specific case, the potentialities of extension practice in the initial education of Pedagogy students. This investigation ratifies the need for the curriculum extensionalisation, as a way to amplify the formative environments and diversify the learnings necessary to the pedagogical work with kids. Therefore, it presents the extension integrated with the curriculum.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.