Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Muchagata, Lígia Gonçalves | - |
dc.identifier.citation | MUCHAGATA, Lígia Gonçalves. Extensão universitária como pilar de formação docente. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender como a extensão
universitária contribui na formação docente inicial e surge de uma pergunta que busca o
significado da extensão na formação universitária. Ele foi desenvolvido a partir de uma
revisão de literatura, realizada em quatro plataformas de busca: Scielo, CAPES, AGUIA e
Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: história da extensão universitária,
conceito de extensão, formação docente inicial e curricularização da extensão. Ao analisar a
informação coletada na revisão bibliográfica, reunimos elementos para demonstrar a
importância da prática extensionista e das experiências práticas de docência durante a
formação inicial nos cursos de licenciatura, e, nesse caso específico, as potencialidades da
prática extensionista na formação inicial de estudantes de Pedagogia. Essa investigação
ratifica a necessidade de extensionalizarmos o currículo, como forma de ampliar os espaços
de formação e diversificar as aprendizagens necessárias para o trabalho pedagógico com
crianças. Por conseguinte, apresenta a extensão integrada ao currículo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.title | Extensão universitária como pilar de formação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T14:25:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T14:25:45Z | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31815 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This term paper has as its objective to comprehend how the university extension contributes
in the initial teacher education, and comes from a question that seeks for the meaning of
extension in the university education. It was developed by a literature review, made in four
search platforms: Scielo, CAPES, AGUIA and Google Academic, with the use of the
following descriptors: history of university extension, concept of extension, initial teacher
education and curricularization of extension. Analyzing the data collected in the literature
review, we gathered elements to show the importance of the extension practice and practical
teaching experience during the initial education in licentiate courses, and in this specific case,
the potentialities of extension practice in the initial education of Pedagogy students. This
investigation ratifies the need for the curriculum extensionalisation, as a way to amplify the
formative environments and diversify the learnings necessary to the pedagogical work with
kids. Therefore, it presents the extension integrated with the curriculum. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|