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Título: Início da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federal
Autor(es): Malta, Rutilene Sousa da Silva
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Pedagogos - formação
Pedagogos - prática profissional
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 19-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: MALTA, Rutilene Sousa da Silva. Início da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federal. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir a temática do ser professor polivalente, a partir de sua formação inicial e de ser professor iniciante, discutindo sobre a transição entre formação e atuação. Desse modo, desenvolvemos um estudo qualitativo com base nas respostas de professores iniciantes da Rede pública do Distrito Federal acerca das questões sobre a polivalência, dificuldades e desafios enfrentados durante o processo de iniciação profissional no contexto de atuação dos anos iniciais do ensino fundamental sob a marca da polivalência. Tivemos como referencial teórico, estudos sobre o professor/a polivalente e o professor/a iniciante. Em relação às descobertas no contexto da polivalência destacam-se: saber lidar com as mudanças, a influência que o profissional docente exerce sobre os alunos, ser flexível, estar sempre em busca de conhecimento, ou seja, adotar o estudo de forma continuada. Sobre os conhecimentos de base para atuar na polivalência, as respostas apontaram para o fato de que não é possível eleger apenas uma disciplina ou um critério, pois há diversidade de funções e aprendizagens durante o processo da polivalência. Desse modo, cada disciplina em sua especificidade possui importância no ensino devendo os docentes estarem atentos aos novos conhecimentos e as formas de articulá-los. Foi visto ainda como desafiador para se exercer a polivalência, as condições de trabalho expressadas por um meio escasso de ferramentas necessárias, porém, entre desafios e descobertas, as professoras polivalentes reconhecem a necessidade de formação continuada e de serem flexíveis, estabelecendo conexões entre os conteúdos numa perspectiva interdisciplinar compromissada com a formação humana integral.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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