Título: | Início da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federal |
Autor(es): | Malta, Rutilene Sousa da Silva |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Pedagogos - formação Pedagogos - prática profissional Distrito Federal (DF) - educação |
Data de apresentação: | 19-Nov-2021 |
Data de publicação: | 1-Set-2022 |
Referência: | MALTA, Rutilene Sousa da Silva. Início da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federal. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir a temática do ser professor polivalente, a partir de sua
formação inicial e de ser professor iniciante, discutindo sobre a transição entre formação e
atuação. Desse modo, desenvolvemos um estudo qualitativo com base nas respostas de
professores iniciantes da Rede pública do Distrito Federal acerca das questões sobre a
polivalência, dificuldades e desafios enfrentados durante o processo de iniciação profissional
no contexto de atuação dos anos iniciais do ensino fundamental sob a marca da polivalência.
Tivemos como referencial teórico, estudos sobre o professor/a polivalente e o professor/a
iniciante. Em relação às descobertas no contexto da polivalência destacam-se: saber lidar com
as mudanças, a influência que o profissional docente exerce sobre os alunos, ser flexível, estar
sempre em busca de conhecimento, ou seja, adotar o estudo de forma continuada. Sobre os
conhecimentos de base para atuar na polivalência, as respostas apontaram para o fato de que
não é possível eleger apenas uma disciplina ou um critério, pois há diversidade de funções e
aprendizagens durante o processo da polivalência. Desse modo, cada disciplina em sua
especificidade possui importância no ensino devendo os docentes estarem atentos aos novos
conhecimentos e as formas de articulá-los. Foi visto ainda como desafiador para se exercer a
polivalência, as condições de trabalho expressadas por um meio escasso de ferramentas
necessárias, porém, entre desafios e descobertas, as professoras polivalentes reconhecem a
necessidade de formação continuada e de serem flexíveis, estabelecendo conexões entre os
conteúdos numa perspectiva interdisciplinar compromissada com a formação humana integral. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.