Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31785
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RutileneSousaDaSilvaMalta_tcc.pdf948,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorMalta, Rutilene Sousa da Silva-
dc.identifier.citationMALTA, Rutilene Sousa da Silva. Início da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federal. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo discutir a temática do ser professor polivalente, a partir de sua formação inicial e de ser professor iniciante, discutindo sobre a transição entre formação e atuação. Desse modo, desenvolvemos um estudo qualitativo com base nas respostas de professores iniciantes da Rede pública do Distrito Federal acerca das questões sobre a polivalência, dificuldades e desafios enfrentados durante o processo de iniciação profissional no contexto de atuação dos anos iniciais do ensino fundamental sob a marca da polivalência. Tivemos como referencial teórico, estudos sobre o professor/a polivalente e o professor/a iniciante. Em relação às descobertas no contexto da polivalência destacam-se: saber lidar com as mudanças, a influência que o profissional docente exerce sobre os alunos, ser flexível, estar sempre em busca de conhecimento, ou seja, adotar o estudo de forma continuada. Sobre os conhecimentos de base para atuar na polivalência, as respostas apontaram para o fato de que não é possível eleger apenas uma disciplina ou um critério, pois há diversidade de funções e aprendizagens durante o processo da polivalência. Desse modo, cada disciplina em sua especificidade possui importância no ensino devendo os docentes estarem atentos aos novos conhecimentos e as formas de articulá-los. Foi visto ainda como desafiador para se exercer a polivalência, as condições de trabalho expressadas por um meio escasso de ferramentas necessárias, porém, entre desafios e descobertas, as professoras polivalentes reconhecem a necessidade de formação continuada e de serem flexíveis, estabelecendo conexões entre os conteúdos numa perspectiva interdisciplinar compromissada com a formação humana integral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.titleInício da docência no contexto da polivalência no ensino fundamental : reflexões com professores iniciantes no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T13:36:30Z-
dc.date.available2022-09-01T13:36:30Z-
dc.date.submitted2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31785-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.