Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlineSousaDaSilva_tcc.pdf276,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiências sobre o cuidado em educação
Autor(es): Silva, Aline Sousa da
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Coorientador(es): Dantas, Ellen Elizabeth da Silva
Assunto: Ensino fundamental
Educação - aspectos sociais
Educação - Distrito Federal
Educação de crianças
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: SILVA, Aline Sousa da. Experiências sobre o cuidado em educação. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho apresenta experiências vividas no campo da educação, no ensino fundamental, com crianças de diversas realidades. O intuito é mostrar o que é o cuidado e o seu potencial em transformar a formação integral de educandas e educandos, quando deixa de ser um cuidado técnico e superficial, tornando-se um cuidado humano, sensível, empático e emancipador, tendo em vista que as consequências geradas desses dois tipos de cuidado são muito distintas. Esse trabalho, de carácter introdutório, apresenta algumas realidades de como o cuidado humano traz benefícios para a formação da criança e consequentemente para a relação educandos-professores. Para isso, o trabalho é separado em cinco partes, a saber: introdução, o cuidado sobre outra perspectiva, experiências do cuidar educativo, o cuidado entre educandos e professores, e a conclusão.
Abstract: This work presents experiences lived in the field of education, in Middle School, with children from diverse realities. Its intention is to explain what caring is and its potential to transform the integral formation of pupils, especially when it is not a technical and superficial caring, but becomes a human, sensitive, empathetic and emancipating caring; bearing in mind that the consequences stemming from these two types of caring are distinct. This work, which is mostly an introductory one, presents realities in which human caring brings benefits to the child’s formation and, consequently, to pupil-teacher rapport. For this purpose, this work is divided into five parts: introduction, caring from another perspective, experiences of educational caring, pupil-teacher caring, and conclusion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.