Título: | Experiências sobre o cuidado em educação |
Autor(es): | Silva, Aline Sousa da |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Coorientador(es): | Dantas, Ellen Elizabeth da Silva |
Assunto: | Ensino fundamental Educação - aspectos sociais Educação - Distrito Federal Educação de crianças Pedagogos - prática profissional |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 1-Set-2022 |
Referência: | SILVA, Aline Sousa da. Experiências sobre o cuidado em educação. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta experiências vividas no campo da educação, no ensino
fundamental, com crianças de diversas realidades. O intuito é mostrar o que é o cuidado e o seu
potencial em transformar a formação integral de educandas e educandos, quando deixa de ser
um cuidado técnico e superficial, tornando-se um cuidado humano, sensível, empático e
emancipador, tendo em vista que as consequências geradas desses dois tipos de cuidado são
muito distintas. Esse trabalho, de carácter introdutório, apresenta algumas realidades de como
o cuidado humano traz benefícios para a formação da criança e consequentemente para a relação
educandos-professores. Para isso, o trabalho é separado em cinco partes, a saber: introdução,
o cuidado sobre outra perspectiva, experiências do cuidar educativo, o cuidado entre educandos
e professores, e a conclusão. |
Abstract: | This work presents experiences lived in the field of education, in Middle School, with
children from diverse realities. Its intention is to explain what caring is and its potential to
transform the integral formation of pupils, especially when it is not a technical and superficial
caring, but becomes a human, sensitive, empathetic and emancipating caring; bearing in mind
that the consequences stemming from these two types of caring are distinct. This work, which
is mostly an introductory one, presents realities in which human caring brings benefits to the
child’s formation and, consequently, to pupil-teacher rapport. For this purpose, this work is
divided into five parts: introduction, caring from another perspective, experiences of
educational caring, pupil-teacher caring, and conclusion. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.