Título: | Tecnologia assistiva no processo de aprendizagem do estudante com deficiência intelectual |
Autor(es): | Souza, Mylene Conceição de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Deficiência intelectual Tecnologia assistiva Ensino fundamental - desempenho dos alunos Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 10-Mai-2022 |
Data de publicação: | 7-Jul-2022 |
Referência: | SOUZA, Mylene Conceição de. Tecnologia assistiva no processo de aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a contribuição da tecnologia
assistiva no processo de aprendizagem do educando, do Ensino Fundamental, com deficiência
intelectual. A premissa partiu da curiosidade em tentar entender como esse recurso tecnológico
pode auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiência intelectual,
levando em conta também a inclusão destes sujeitos nos espaços educativos denominados
regulares, podendo ser escolas ou classes normais. A metodologia do trabalho possui
abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, consistindo em fontes primárias e
secundárias. Utilizaram-se fontes primárias, tais como: leis, normas e decretos que dizem
respeito ao Ensino Fundamental, à pessoa com deficiência intelectual e às Tecnologias
Assistivas. Para revisão bibliográfica, destacaram-se os autores Leite (2022), Siquelli (2016)
e Galvão (2009). O trabalho apresenta que a Tecnologia Assistiva é uma ferramenta que
possibilita autonomia e desperta os interesses dos educandos com deficiência intelectual, por
ser um meio em que se pode ser trabalhado questões educativas tendo como foco o processo
dessa especificidade de ensino. |
Abstract: | This Course Conclusion Paper aims to analyze the contribution of assistive technology in the
learning process of the student, elementary school, with intellectual disabilities. The premise
started from curiosity in trying to understand how this technological resource can help in the
educational development of students with intellectual disabilities, also taking into account the
inclusion of these subjects in the educational spaces called regular, which may be schools or
normal classes.The methodology of the work has a qualitative approach, of a bibliographic
nature, consisting of primary and secondary sources. Primary sources were used, such as: laws,
norms and decrees that concern elementary school, people with intellectual disabilities and
assistive technologies.For bibliographic review, the authors Leite (2022), Siquelli (2016) and
Galvão (2009) stood out. The paper presents that Assistive Technology is a tool that enables
autonomy and awakens the interests of students with intellectual disabilities, because it is a
means in which educational issues can be worked out focusing on the process of this teaching
specificity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.