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dc.contributor.advisorLacé, Andréia Mello-
dc.contributor.authorSouza, Mylene Conceição de-
dc.identifier.citationSOUZA, Mylene Conceição de. Tecnologia assistiva no processo de aprendizagem do estudante com deficiência intelectual. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a contribuição da tecnologia assistiva no processo de aprendizagem do educando, do Ensino Fundamental, com deficiência intelectual. A premissa partiu da curiosidade em tentar entender como esse recurso tecnológico pode auxiliar no desenvolvimento educacional dos estudantes com deficiência intelectual, levando em conta também a inclusão destes sujeitos nos espaços educativos denominados regulares, podendo ser escolas ou classes normais. A metodologia do trabalho possui abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, consistindo em fontes primárias e secundárias. Utilizaram-se fontes primárias, tais como: leis, normas e decretos que dizem respeito ao Ensino Fundamental, à pessoa com deficiência intelectual e às Tecnologias Assistivas. Para revisão bibliográfica, destacaram-se os autores Leite (2022), Siquelli (2016) e Galvão (2009). O trabalho apresenta que a Tecnologia Assistiva é uma ferramenta que possibilita autonomia e desperta os interesses dos educandos com deficiência intelectual, por ser um meio em que se pode ser trabalhado questões educativas tendo como foco o processo dessa especificidade de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia assistivapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - desempenho dos alunospt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleTecnologia assistiva no processo de aprendizagem do estudante com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T15:22:43Z-
dc.date.available2022-07-07T15:22:43Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31363-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Course Conclusion Paper aims to analyze the contribution of assistive technology in the learning process of the student, elementary school, with intellectual disabilities. The premise started from curiosity in trying to understand how this technological resource can help in the educational development of students with intellectual disabilities, also taking into account the inclusion of these subjects in the educational spaces called regular, which may be schools or normal classes.The methodology of the work has a qualitative approach, of a bibliographic nature, consisting of primary and secondary sources. Primary sources were used, such as: laws, norms and decrees that concern elementary school, people with intellectual disabilities and assistive technologies.For bibliographic review, the authors Leite (2022), Siquelli (2016) and Galvão (2009) stood out. The paper presents that Assistive Technology is a tool that enables autonomy and awakens the interests of students with intellectual disabilities, because it is a means in which educational issues can be worked out focusing on the process of this teaching specificity.pt_BR
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