Título: | A tuiteratura como modalidade de valorização da literatura digital |
Autor(es): | Libanio, Ana Beatriz Bezerra |
Orientador(es): | Páramos Cebey, María del Mar |
Assunto: | Literatura digital Twitter (Rede social on-line) Inclusão digital |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 23-Jun-2022 |
Referência: | LIBANIO, Ana Beatriz Bezerra. A tuiteratura como modalidade de valorização da literatura digital. 2021. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras - Tradução - Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a valorização da tuiteratura enquanto um importante gênero dentro da literatura digital. Utilizou-se como base os recentes estudos de Domleo e Narvay (2020) e de Silva (2020) para conceitualizar e defender a importância do gênero tuiterário na disseminação da literatura digital. A fim de apresentar problemáticas que circundam a leitura literária para além da defasagem no ensino público brasileiro, foram utilizados conceitos como o Direito à Literatura, sustentado por Antônio Cândido (1995), na defesa de uma literatura inclusiva, participativa e democrática. A partir disso, construiu-se um panorama acerca da ascensão da tuiteratura tanto no Brasil quanto na Espanha, tendo como foco tanto a recepção quanto a construção textual no âmbito do Twitter. Nesta perspectiva, traduziu-se a obra de Tanto Tupiassu, intitulada O menino de 11 anos, com vistas a ilustrar as singularidades desse gênero literário, bem como os potenciais problemas de tradução que o norteiam em razão das particularidades do Twitter. |
Resumén: | El principal objetivo de este trabajo es valorar la tuiteratura como importante género dentro de la literatura digital. Para ello, se utilizaron los recientes estudios de Domleo y Narvay (2020) y de Silva (2020) para conceptualizar y defender la importancia de este género en la diseminación de la literatura digital. Con el fin de presentar los problemas que circundan la lectura literaria, más allá del desfase en la enseñanza pública brasileña, se utilizaron conceptos como el derecho a la literatura, defendido por Antonio Cândido (1995), en la defensa de una literatura inclusiva, participativa y democrática. A partir de ahí, se construyó un panorama sobre el aumento de la tuiteratura, tanto en Brasil como en España, centrándose tanto en la recepción como en la construcción textual en el Twitter. De esta forma, se tradujo una obra de Tanto Tupiassu, titulada “O menino de onze anos” (El niño de once años), con el fin de ilustrar las singularidades de este género literario, así como los potenciales problemas de traducción que lo guían, debido a las particularidades del Twitter. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Tradução - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.