Título: | Projeto, análise e otimização preliminar de um motor de foguete a propelente líquido para foguetes de sondagem |
Autor(es): | Gontijo, Maurício Sá |
Orientador(es): | Lee, Jungpyo |
Coorientador(es): | Shynkarenko, Olexiy |
Assunto: | Propulsão espacial Motores de foguetes Propelente |
Data de apresentação: | 15-Abr-2022 |
Data de publicação: | 28-Mai-2022 |
Referência: | GONTIJO, Maurício Sá. Projeto, análise e otimização preliminar de um motor de foguete a propelente líquido para foguetes de sondagem. 2022. 286 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um algoritmo computacional capaz de simular e otimizar um motor de foguete à propelente líquido alimentado
por pressão com uma missão pré-definida e a partir de escolhas feitas previamente. Para
isso uma revisão bibliográfica completa é requerida. Algumas dessas escolhas são a seleção de propelente, a seleção de materiais, a escolha do tipo de injetor, a definição do tipo
de sistema de resfriamento, entre outras. A missão definida foi a substituição dos dois
estágios de propulsão sólida do foguete de sondagem VSB-30 por um estágio único de
propulsão líquida capaz de prover os mesmos requisitos originais do veículo, como prover
cerca de 6 minutos de microgravidade à uma carga útil de 400 kg. Além disso, o algoritmo
precisa ter relativo baixo custo computacional. A partir dos pontos citados, um motor
de propulsão líquida foi desenvolvido, atendendo os requisitos, e seguindo a filosofia de
segurança > qualidade > prazo > custo. Com essa ideia, o desenvolvimento foi pensado
em obter alta segurança, para uma possível futura operação do sistema, alta qualidade,
em questão de alto desempenho e confiabilidade, atendeu os prazos estipulados e o custo
para manter os outro três itens deve ser superado dentro de certas limitações, que, como
é um trabalho teórico, não considerou-se essas limitações. |
Abstract: | This work aims to present the development of a computational algorithm capable of simulating and optimizing a pressure-fed liquid propellant rocket engine with a pre-defined
mission and from previously made choices. For this, a complete bibliographic review is
required. Some of these choices are the propellant selection, the materials selection, the
choice of the type of injector, the definition of the type of cooling system, among others. The defined mission was the substitution of the two stages of solid propulsion of the
VSB-30 sounding rocket by a single liquid propulsion stage capable of providing the same
original requirements of the vehicle, such as providing about 6 minutes of microgravity to
a payload of 400 kg. In addition, the algorithm needs to have relative low computational
cost. From the points cited, a liquid propulsion engine was developed, serving the requirements, and following philosophy of safety > quality > deadline > cost. With this idea,
development was thought to obtain high safety, for a possible future system operation,
high quality, in a matter of high performance and reliability, met the stipulated deadlines
and the cost to keep the other three items must be overcome certain limitations, which,
as this is a theoretical work, were not considered these limitations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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