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dc.contributor.advisorLee, Jungpyo-
dc.contributor.authorGontijo, Maurício Sá-
dc.identifier.citationGONTIJO, Maurício Sá. Projeto, análise e otimização preliminar de um motor de foguete a propelente líquido para foguetes de sondagem. 2022. 286 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um algoritmo computacional capaz de simular e otimizar um motor de foguete à propelente líquido alimentado por pressão com uma missão pré-definida e a partir de escolhas feitas previamente. Para isso uma revisão bibliográfica completa é requerida. Algumas dessas escolhas são a seleção de propelente, a seleção de materiais, a escolha do tipo de injetor, a definição do tipo de sistema de resfriamento, entre outras. A missão definida foi a substituição dos dois estágios de propulsão sólida do foguete de sondagem VSB-30 por um estágio único de propulsão líquida capaz de prover os mesmos requisitos originais do veículo, como prover cerca de 6 minutos de microgravidade à uma carga útil de 400 kg. Além disso, o algoritmo precisa ter relativo baixo custo computacional. A partir dos pontos citados, um motor de propulsão líquida foi desenvolvido, atendendo os requisitos, e seguindo a filosofia de segurança > qualidade > prazo > custo. Com essa ideia, o desenvolvimento foi pensado em obter alta segurança, para uma possível futura operação do sistema, alta qualidade, em questão de alto desempenho e confiabilidade, atendeu os prazos estipulados e o custo para manter os outro três itens deve ser superado dentro de certas limitações, que, como é um trabalho teórico, não considerou-se essas limitações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPropulsão espacialpt_BR
dc.subject.keywordMotores de foguetespt_BR
dc.subject.keywordPropelentept_BR
dc.titleProjeto, análise e otimização preliminar de um motor de foguete a propelente líquido para foguetes de sondagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-28T01:01:25Z-
dc.date.available2022-05-28T01:01:25Z-
dc.date.submitted2022-04-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30737-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoShynkarenko, Olexiy-
dc.description.abstract1This work aims to present the development of a computational algorithm capable of simulating and optimizing a pressure-fed liquid propellant rocket engine with a pre-defined mission and from previously made choices. For this, a complete bibliographic review is required. Some of these choices are the propellant selection, the materials selection, the choice of the type of injector, the definition of the type of cooling system, among others. The defined mission was the substitution of the two stages of solid propulsion of the VSB-30 sounding rocket by a single liquid propulsion stage capable of providing the same original requirements of the vehicle, such as providing about 6 minutes of microgravity to a payload of 400 kg. In addition, the algorithm needs to have relative low computational cost. From the points cited, a liquid propulsion engine was developed, serving the requirements, and following philosophy of safety > quality > deadline > cost. With this idea, development was thought to obtain high safety, for a possible future system operation, high quality, in a matter of high performance and reliability, met the stipulated deadlines and the cost to keep the other three items must be overcome certain limitations, which, as this is a theoretical work, were not considered these limitations.pt_BR
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