Título: | A socioeducação no Distrito Federal e o perfil do socioeducando |
Autor(es): | Maia, Letícia Barbieri |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Educação - aspectos sociais Adolescentes em privação de liberdade Educação do adolescente Adolescentes infratores Medidas socioeducativas |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Out-2021 |
Referência: | MAIA, Letícia Barbieri. A socioeducação no Distrito Federal e o perfil do socioeducando. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar qual o perfil do adolescente que cumpre as
medidas socioeducativas no Distrito Federal, conforme os objetivos definidos nas normativas
legais, mais especificamente aqueles que estão definidos no Sistema Nacional de Atendimento
Socioeducativo (Sinase). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisadas a pesquisa
documental, em fontes primárias e secundárias, quanto a base legal de proteção e definição de
políticas de proteção e direitos para os adolescentes da Socioeducação, acordadas com a
Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como os dados
da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, bem como os do Núcleo
de Atendimento Integrado – NAI, visando reconhecer o perfil dos adolescentes, julgados pelo
Sistema de Justiça no âmbito do Distrito Federal. A pesquisa apoiou-se em autores como
Foucault, ao abordar questões sobre relações de poder, além de contribuições de Bisinoto, ao
conceituar a socioeducação, e revelou que, além das dificuldades de amostragem e acesso aos
dados estatísticos atualizados, existe sim um perfil que compõe a socioeducação no DF, dentre
eles, o sexo masculino predominante, negros e de baixa escolaridade. |
Abstract: | The present work aims to analyze the profile of the adolescent that fulfills the socio-educational
measures in the Federal District, according to the objectives defined in the legal regulations,
more specifically those that are defined in the National System of Socio-Educational
Assistance (Sinase). For the development of the research, the documentary research, in primary
and secondary sources, regarding the legal basis of protection and definition of protection
policies and rights for the adolescents of Socioeducação, agreed with Federal Constitution from
1988 and Child and Adolescent Statute, as well as data from the Federal District Planning
Company – CODEPLAN, were qualitatively analyzed as well as those of the Integrated Service
Center - NAI, aiming to recognize the profile of adolescents, judged by the Justice System
within the scope of the Federal District. The research relied on authors such as Foucault, when
addressing questions about power relations, in addition to Bisinoto's contributions, when
conceptualizing socio-education, and revealed that, in addition to the difficulties of sampling and access to updated statistical data, there is a profile that makes up socio-education in the
DF, among them, the predominant male, black and low education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021 |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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