Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaBarbieriMaia_tcc.pdf447,18 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorMaia, Letícia Barbieri-
dc.identifier.citationMAIA, Letícia Barbieri. A socioeducação no Distrito Federal e o perfil do socioeducando. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar qual o perfil do adolescente que cumpre as medidas socioeducativas no Distrito Federal, conforme os objetivos definidos nas normativas legais, mais especificamente aqueles que estão definidos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram analisadas a pesquisa documental, em fontes primárias e secundárias, quanto a base legal de proteção e definição de políticas de proteção e direitos para os adolescentes da Socioeducação, acordadas com a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como os dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, bem como os do Núcleo de Atendimento Integrado – NAI, visando reconhecer o perfil dos adolescentes, julgados pelo Sistema de Justiça no âmbito do Distrito Federal. A pesquisa apoiou-se em autores como Foucault, ao abordar questões sobre relações de poder, além de contribuições de Bisinoto, ao conceituar a socioeducação, e revelou que, além das dificuldades de amostragem e acesso aos dados estatísticos atualizados, existe sim um perfil que compõe a socioeducação no DF, dentre eles, o sexo masculino predominante, negros e de baixa escolaridade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes em privação de liberdadept_BR
dc.subject.keywordEducação do adolescentept_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleA socioeducação no Distrito Federal e o perfil do socioeducandopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T18:35:19Z-
dc.date.available2021-10-28T18:35:19Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29073-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the profile of the adolescent that fulfills the socio-educational measures in the Federal District, according to the objectives defined in the legal regulations, more specifically those that are defined in the National System of Socio-Educational Assistance (Sinase). For the development of the research, the documentary research, in primary and secondary sources, regarding the legal basis of protection and definition of protection policies and rights for the adolescents of Socioeducação, agreed with Federal Constitution from 1988 and Child and Adolescent Statute, as well as data from the Federal District Planning Company – CODEPLAN, were qualitatively analyzed as well as those of the Integrated Service Center - NAI, aiming to recognize the profile of adolescents, judged by the Justice System within the scope of the Federal District. The research relied on authors such as Foucault, when addressing questions about power relations, in addition to Bisinoto's contributions, when conceptualizing socio-education, and revealed that, in addition to the difficulties of sampling and access to updated statistical data, there is a profile that makes up socio-education in the DF, among them, the predominant male, black and low education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.